Vaquinha / Outros / Dinheiro

Mundial de Física 2019

ID da vaquinha: 470167
Mundial de Física 2019
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
49%
Arrecadado
R$ 9.765,00
de
Meta
R$ 20.000,00
Apoiadores
113
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Olá, pessoal! Nós somos alunos de Física e Engenharia da Universidade Federal do ABC e fomos classificados para o Torneio Internacional dos Físicos (IPT) que vai acontecer na Suiça, de 21 a 26 de abril, na Escola Politécnica Federal de Lausanne (http://2019.iptnet.info/).

Disputamos a vaga para o Mundial na primeira Seletiva Naciona Brasileira, ocorrida entre 27 e 29 de novembro de 2018, contando com a excelente participação do time da Universidade de São Paulo (USP). (http://www.ufabc.edu.br/noticias/equipe-de-alunos-da-ufabc-vence-a-seletiva-nacional-para-o-ipt-2019)

Nossa estréia no torneio aconteceu em 2017 na Suécia e não só fomos a primeira equipe brasileira a participar, como conseguirmos a melhor classificação das Américas ao obter o 11º lugar de um total de 18 equipes participantes! Mas o melhor estava por vir: em 2018 nos classificamos novamente para o torneio, neste ano na Rússia, e conseguimos obter o 3º lugar na competição, colocando pela primeira vez um país não-europeu no pódio!

O IPT (International Physicists’ Tournament) é um torneio de física baseado em pesquisa científica a nível superior envolvendo problemas que ainda não possuem uma resposta ou explicação definitivas. Cabe a cada um dos times participantes investigar a natureza desses problemas desafiadores e discuti-los com outras equipes nos Physics Fights, principal momento de confronto entre as equipes no evento.

As regras são simples: um time é desafiado a resolver um dos 17 problemas de Física e apresentar os seus resultados; outro time contra-ataca com argumentos físicos e, por fim, outro time avalia a batalha. Um embate puramente científico a nível superior! Nestes dois anos de participação resolvemos problemas que envolveram a construção de uma aurora boreal em laboratório, o estudo da queima de velas e a possibilidade de reacendê-las à distância e a modelagem de um buraco negro sônico!

 

Porém, para participar precisamos pagar a taxa de inscrição e as passagens aéreas! Não está fácil conseguir incentivo financeiro, então estamos procurando apoio de vocês! Também aceitamos qualquer apoio/parceria com empresas que queiram exibir sua marca junto à nossa e colaborar com a nossa jornada!

Saiba mais sobre os retornos que estamos trazendo para a sociedade: http://ccnh.ufabc.edu.br/extensao/eventos/ipt-brasil#6-o-brasil-no-ipt

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022