Cover equipeatualizada
Thumb 16174572 750974175058711 4167033535724619896 n

Vakinha de
IPT Brasil
Santo André/SP

Mundial de Física

Objetivo
R$ 30.000,00
Arrecadado
R$ 14.975,00
$ contribua

Ajude a equipe brasileira que se classificou para o Torneio Internacional dos Físicos, que acontecerá em Moscou, Rússia, de 1 a 8 de abril! Ano passado conquistamos o 1º lugar entre os países Americanos. Esse ano fomos classificados em 3º Lugar na pré-seleção mundial. Contamos com sua ajuda!

Criada em
25/01/2018
Encerra em
25/05/2018

    Olá, pessoal! Nós somos alunos de Física e Engenharia da Universidade Federal do ABC e fomos classificados para o Torneio Mundial dos Físicos que vai acontecer em Moscou, Rússia, de 1 a 8 de abril, no Instituto de Física e Tecnologia da Rússia (MIPT).

Ano passado, em nosso ano de estréia, fomos a melhor equipe das Américas e ficamos em 11º no ranking mundial!!

Um dos problemas que cosneguimos resolver foi o de construir uma aurora boreal dentro do laboratório:

           O IPT (International Physicist’s Tournament) é um torneio de física baseado em pesquisa científica a nível superior envolvendo problemas que ainda não possuem uma resposta ou  explicação concreta. Cabe a cada um dos times participantes investigar a natureza desses problemas desafiadores e discuti-los com outras equipes nos Physics Fights, principal momento de confronto entre as equipes no evento.

            As regras são simples: um time é desafiado a resolver um dos 17 problemas de Física e apresenta os seus resultados; outro time contra-ataca com argumentos físicos e, por fim, outro time avalia a batalha. Um embate puramente científico a nível superior!

             Além de participar do torneio, pretendemos reverter todo o conteúdo científico desenvolvido para a sociedade em divulgação científica, vídeos educacionais no YouTube e Facebook e apresentações/seminários em escolas públicas para incentivar os alunos no estudo de Física e aproximá-los da vida universitária.

            Porém, para participar precisamos pagar a taxa de inscrição e as passagens aéreas! Não está fácil conseguir o financiamento da própria faculdade, então estamos procurando apoio a vocês e também a empresas que queiram exibir sua marca junto à nossa.

        Esse ano começamos com nosso próprio projeto educacional de extensão. Nossa principal meta é incentivar os alunos do Ensino Fundamental ao médio nos estudos de exatas. Queremos também expandir a divulgação científica no Brasil para que outros jovens tenham a oportunidade de explorar a Física da melhor maneira: conseguindo relacioná-la com o cotidiano e, acima de tudo, superando grandes desafios.

Estratégias de disseminação:

●       Divulgação da mídia: sendo a primeira equipe Brasileira da história do Torneio Mundial dos Físicos, haverá uma repercussão que pretendemos aproveitar para aumentar o impacto da divulgação científica no país.

●       Seminários/palestras: a fim de realizar um trabalho completo de divulgação científica, a equipe se propõe a visitar escolas para entrar em contato direto com os alunos e realizar experimentos sobre os fenômenos estudados durante as pesquisas. Isso será feito de uma maneira intuitiva e didática, tirando a visão negativa que os alunos, em geral, têm sobre as ciências exatas (em especial, a Física) e mostrando que a realidade científica não está tão longe ou inatingível como muitos do público externo acreditam.

●       Canal do YouTube: demonstração dos fenômenos estudados. Grande parte deles possui aspectos qualitativos bem interessantes e que instigam os espectadores.

●       Artigos e relatórios: sabendo da proximidade que a natureza dos problemas tem com a pesquisa científica, será possível a realização de futuros trabalhos baseados nos estudos da equipe na forma de artigos científicos a serem divulgados na revista internacional Emerging Scientists.

Imprensa:

https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/brasileiros-conquistam-1o-lugar-nas-americas-em-torneio-de-fisica/

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/04/brasileiros-conquistam-1-lugar-das-americas-em-competicao-de-fisica.html

https://educacao.uol.com.br/noticias/2017/02/16/equipe-brasileira-e-a-1-do-pais-aprovada-em-torneio-mundial-de-fisica.htm

 

         Por favor contribua para que consigamos participar do IPT 2018!

 

$ contribua

Novidades (0)

Quem ajudou (155)

  • Denise Consonni
    em 06 de Maio de 2018 diz: Parabéns caros alunos! Muito orgulho de vocês.

  • Olavo Silva
    em 24 de Abril de 2018

  • Douglas Seckler de Almeida
    em 23 de Abril de 2018 diz: Orgulho desse time! Parabéns pela conquista e continuem motivados!

  • anônimo
    em 19 de Abril de 2018 diz: Valeu moçada. Vocês fazem a diferença. Em tempos tão sombrios vocês mostram que é possível. Não desistam.

  • ADRIANO GOMES DE FREITAS
    em 18 de Abril de 2018 diz: Parabéns! Torço de coração para que continuem se motivando, mesmo perante a falta de incentivos mínimos, continuem promovendo a nossa UFABC e consequentemente nosso Brasil. Satisfação!

  • cedric rocha leao
    em 17 de Abril de 2018

  • David Aguiar Felicino
    em 10 de Abril de 2018 diz: Parabéns pessoal. Vocês nos dão esperança de um país melhor! Obrigado.

  • Sayonara Crestani
    em 09 de Abril de 2018 diz: É de iniciativas assim que nosso país precisa! Parabéns pelo esforço e dedicação! Desejo muito sucesso e que sirvam de exemplo e inspiração para outros estudantes.

Denuncie

Iremos verificar sua denúncia e entrar em contato com o dono da Vakinha.