
PROJETO DE MONTAGEM E INSTALAÇÂO DE ORGÂO DE TUBOS STEINMEYER
Com o objetivo de promover o trabalho sociocultural na divulgação da música clássica, motivação esta já incorporada às iniciativas artísticas da Igreja e do Centro Educacional 13 de Maio que têm sediado vários concertos com instrumentos, orquestra e coros atuantes na cidade de Campos dos Goytacazes - RJ
A Paróquia da Igreja Principal do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rósário e Fátima - Adm Apotólica Pessoal São joão Maria Vianney, candidatou-se junto a outras igrejas para receber a doação de um órgão de tubos, doação esta que foi realizada pela Igreja Evangélica Luterana de Karlsruhe da Alemanha.
Nesta etapa do projeto, buscamos recursos e apoio para executar a montagem, que requer uma série de adaptações e será realizadas pelos mestres organeiros que virão da Alemanha para realizar este trabalho que é muito delicado e complexo.


Em agosto de 2016, foi recebida uma carta informando sobre a contemplação da doação e logo se iniciaram os trabalhos e tratativas para se trazer o órgão da alemnha para o Brasil.

Toda a desmontagem, preparação e encaixotamento para envio do órgão foi realizada generosamente incluindo os custos, pela Igreja de Karlsruhe.

O instrumento, que veio em 44 caixotes e em dois contêineres, embarcou na Alemanha em 28 de novembro de 2016 e desembarcou no Rio de Janeiro em 24 de dezembro, cheganda em Campos no dia 1º de fevereiro de 2017.

Local de armazenamento.

O Órgão
O Órgão Steinmeyer é proveniente da fábrica de mesmo nome e que proporcionou à Europa e Américas, mais de três mil instrumentos de elevado padrão técnico.
No Brasil só temos um exemplar deste instrumento, instalado na década de 1930 e este será o segundo.
O Órgão é considerado um instrumento de sopro, pois seu som se dá através do ar que é soprado nos tubos. A liberação do ar (que fica armazenado nos foles) é controlada por um ou mais teclados. Ou seja, quando uma nota é pressionada, uma válvula se abre e o ar entra nos tubos que então soam. O órgão pode ter um ou mais teclados. Para cada um dos teclados existe um ou vários registros que, quando acionados, permitem que uma ou mais fileiras de tubos sejam usadas.

O órgão é um instrumento muito complexo, até porque são 1.326 tubos. A variedade do som vem desses diferentes tipos de tubos. Há tubos de madeira, de metal e de lingueta, sendo que cada tipo tem características diferentes.

A montagem do órgão demanda tempo, porque é um instrumento de grandes proporções, tendo cinco metros de altura, seis de largura, três de profundidade e um peso de duas toneladas e meia.
Layout do projeto de instalação.
Não imagem abaixo temos ao fundo o nível superior onde será realizada toda instalação do Órgão de Tubos.

Para mais informações, entre em contato.
Reportagens:
Certo do seu apoio, agradeçemos!

Paróquia da Igreja Principal do Imaculado Coração de Nossa Senhora do Rosário de Fátima
Administração Apostólica São João Maria Vianney
Rua visconde de Alvarenga, 354, Parque Leopoldina -Campos dos Goytacazes, RJ - (22) 2732 9480
adapostolica.org/ catolicosempre.org.br/
facebook.com/igrejaprincipal - instagram.com/igrejaprincipal - twitter.com/igrejaprincipal - flickr/igrejaprincipal