A Associação Casa do Amigo, entidade civil sem fins lucrativos, foi fundada em 1º de setembro de 1997, por um grupo de conhecidos que desejava oferecer à comunidade de Cachoeira Paulista um projeto que atendesse ás famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social e não tinham com quem deixar seus filhos durante a jornada de trabalho fora do horário escolar. Atende diária e gratuitamente, através do Projeto Criança Futuro, cerca de 35 crianças e adolescentes, na faixa etária de 6 a 14 anos, das 13:00 às 17:00 horas, provenientes de famílias de baixa renda, oferecendo atividades sócias educativas, recreativas, esportivas e ocupacionais, incentivo profissional através de palestras, cursos e treinamento, visando o desenvolvimento integral dos mesmos, sempre respeitando o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069 de 13/07/90). Conta com espaço físico suficiente para o atendimento de aproximadamente 80 crianças/adolescentes.
Atualmente utiliza uma residência cedida pela Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista por tempo indeterminado, para o desenvolvimento das atividades de artesanato, música, teatro, esportes, informática, lazer, recreação, artesanato e horticultura. Também realiza reuniões socioeducativas com as famílias; acompanhamento psicológico individual e em grupo e orientação da família.
Tem como objetivos: resgatar a autoestima e o espírito de cidadania, através de atividades que proporcionem a descoberta do potencial de cada um e do grupo; melhorar o processo de aprendizagem; criar recursos internos para a elaboração e enfrentamento das dificuldades sociais e familiares vivenciadas pelas crianças, adolescentes e família; ampliar habilidades pessoais; desenvolver a criatividade e o espírito de liderança e o desenvolvimento de atividades de recreação, cultura, esporte.
Foi declarada como Utilidade Pública: Municipal pela Lei nº 1.237/00 de 31/05/2000, Estadual pela Lei nº 11.236 de 30/07/2002 e Federal pela Portaria do Ministério da Justiça nº 1.069 de 10/09/2002. Está inscrita nos Órgãos: Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social e Conselho Nacional de Assistência Social, entre outros.
A Associação Casa do Amigo, embora conte com o auxílio da Prefeitura Municipal de Cachoeira Paulista, do comércio local, dos associados contribuintes e com o reconhecimento da sociedade, tem muitas limitações devido aos poucos recursos financeiros que dispõe. Por isso procura em todas as esferas parcerias para execução de seu Programa de Trabalho e a cada projeto o aprimoramento do mesmo.
As crianças atendidas na entidade vêm principalmente dos bairros com baixo nível de qualidade de vida, são filhos de trabalhadoras domésticas, vendedores autônomos, dentre outras. A renda familiar dos nossos alunos está compreendida entre um e dois salários mínimos. São crianças e adolescentes de famílias de baixo poder aquisitivo em situação de risco social e pessoal. A grande maioria vem de famílias com problemas disfuncionais, ou seja, afetadas pelo alcoolismo, entorpecentes e outros vícios parentais. Essas questões apontadas acabam por gerar problemas comportamentais, como agressividade, indisciplina, dificuldade de aprendizagem, baixa autoestima, fragilidade, referencial entre outros.
AS ATIVIDADES
As atividades desenvolvidas na instituição ocorrem no período da tarde, envolvendo atualmente 30 crianças que estão divididas por faixa etária em três turmas:
Turma A - 6 a 8 anos
Turma B - 9 e 10 anos
Turma C – 11 a 14 anos
Considerando o Plano de Atividades Socioeducativas que anualmente é revisto e apresentado, proporcionamos:
Aos Alunos:
- atendimento de segunda a sexta-feira das 13 à 17:00 hrs, de crianças na faixa etária de 06 a 14 anos;
- almoço diário e eventualmente lanches;
- uma pequena festa dos aniversariantes do mês;
- Comemoração nas datas – Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Confraternização de final de ano entre os funcionários, voluntários, pais e alunos;
- palestras mensais que fomentam discussões, como: sexualidade, orientação vocacional, cidadania, meio ambiente, drogas, entre outros;
- oficina de artes: bijuterias, pintura de tecido, bordados, entre outros. Ocorrem quatro dias na semana, tem por objetivo central a desenvoltura da criatividade, imaginação e uma possível fonte de recursos;
- oficina de expressão corporal, desenvolvida também uma vez por semana, proporcionando o desenvolvimento da coordenação motora, percepção de espaço, estimula a leitura e interpretação de textos;
- apoio pedagógico, prestado quatro dias na semana, é direcionado à orientação vocacional, explicação das dúvidas, auxilio nas tarefas diárias, realizações de gincanas de conhecimento e matemática;
- aulas de educação para a cidadania, que ocorrem semanalmente, orientam sobre valores, direitos e deveres;
- prática esportiva, desenvolvidas três dias na semana, compreendendo exercícios físicos, futebol, voleibol, gincanas, dinâmicas e brincadeiras diversas, que serão administrados por um professor;
- curso de informática, ocorrerá dois dias na semana (introdução ao Windows XP, Microsoft Office e Access);
- horta comunitária, que propicia as crianças o manuseio da terra e a sua valorização como fonte de alimentação.
Aos Senhores Pais:
- participação nas datas comemorativas, conforme citado acima;
- palestras sobre: educação dos filhos, autoestima, limites e regras, drogas, entre outras;
- orientação à família, através de reuniões mensais realizadas primeiramente com os pais e num segundo momento com os alunos.
RESULTADOS ALCANÇADOS
Mesmo em frente há muitas dificuldades, nos 20 anos de atendimentos prestados, alcançamos muitas vitórias, como pode ser visto nos resultados apresentados.
Foram atendidas mais de 1.500 crianças e adolescentes, no qual se contribui:
- melhoria no rendimento e diminuição da evasão escolar;
- diminuição dos riscos e vícios da vivência nas ruas;
- melhorias das condições de saúde física e mental, socialização e inclusão social;
- resgate da autoestima e desenvolvimento pessoal;
- proporcionou espaços para a formação de consciência crítica e ética na comunidade em que estão inseridos.
Os passeios interativos, como: INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Indústria Yakult, FURNAS, Sítio do Pica-Pau Amarelo, possibilitaram desenvolvimento das potencialidades, habilidades, cultural e lazer.