
Resumo
Projeto de montagem da peça“Neta de João, filha de Maria” de concepção, texto e interpretação de Kali Correia e supervisão de Júlio Adrião. A peça trará contos tradicionais paraibanos através da narrativa e de expressão corporal, com uma estética lúdica. O espetáculo pretende atender a jovens e adultos, trazendo também a questões da vida dos retirantes nordestinos.
Público alvo:
Jovens e adultos .
Apresentação
O presente projeto tem por objetivo a montagem do espetáculo solo narrativo: “Neta de João, filha de Maria”, de concepção, texto, interpretação e direção da atriz, pesquisadora, escritora e contadora de histórias Kali Correia.
Sem a utilização de cenário e utilizando apenas alguns objetos de cena, a peça valorizará e trará a responsabilidade para o trabalho de atriz. Kali Correia ousa se dirigir e experimentar o que aprendeu em anos de trabalho, estudo e pesquisa na área do teatro, contação de história e na vivência com contadores naturais: seus pais, avós e tios.
O espetáculo trará a literatura oral paraibana a partir da narrativa e da expressão corporal. O trabalho será supervisionado pelo olhar generoso e atento do diretor e ator Júlio Adrião.
A peça terá como público alvo os jovens e os adultos.
A atriz é filha de retirantes paraibanos que mesmo distantes da terra natal mantiveram sua cultura e a passaram para seus filhos. Depois de estudar teatro por alguns anos, Kali ingressou na área de contação de histórias onde teve a oportunidade de trabalhar com os contos que ouvira desde a infância. A partir daí passou a escreve-los e criou um projeto chamado Neta de João, filha de Maria – Contos Paraibanos e deste escreveu um livro com o mesmo nome, durante quatro anos realizou pesquisas e escreveu um texto dramático, este traz contos tradicionais e faz um paralelo com as histórias de vida da sua família.
Kali interpretará Francisca, uma lavadeira, retirante, rezadeira, contadora de histórias e conhecedora dos mistérios do mundo.
Justificativa
O espetáculo terá como a temática central a literatura oral paraibana permeada pelo tema do retirante, durante o espetáculo será tocado em questões como: solidão, preconceito, saudades, pobreza e fome, questões que estão presentes na vida do retirante.
A cidade do Rio de Janeiro é um dos destinos mais escolhidos pelos retirantes, que ao chegarem nas cidades do Sudeste sofrem preconceito no dia a dia. Pouco se fala nas necessidades destas pessoas que passam por muitas dificuldades, a peça vem afirmar e valorizar a cultura dos nordestinos que vivem distante da terra natal.
Cada vez mais jovens e adultos estão sendo influenciados e imersos na tecnologia nos afastando uns dos outros tornando as relações rasas e nos fazendo esquecer das antigas tradições, do que é naturalmente nosso. Não se para mais para ouvir, olhar e contar, o espetáculo trará ainda a proposta da troca, da contação, do ouvir, e do olhar, resgatando a oralidade e valorizando a cultura popular.
O público será acolhido com uma estética lúdica e convidado a uma viagem de volta a infância e ao mundo de fantasias, onde a realidade e o mito se confundem. No decorrer da peça a personagem vai se descobrindo, lembrando dos familiares e percebendo como estes influenciaram em sua vida. Com isto vai também questionando a plateia. Quem é você? De onde veio?