
Prezados amigos e amigas,
Neste ano de 2017 eu recebi a oportunidade, através de meu Sensei, o Rev. Meiho Genshô, de ir ao Japão para realizar dois Ango (安居, período de treinamento). Serão seis meses de prática e ao retorno irei realizar o Hossenshiki (combate de Dharma), completando assim meu período de noviciado, consequentemente me tornando um monge pleno.
A viagem implica em muitos custos, e infelizmente não tenho condições financeiras para tal. Será preciso reunir recursos para renovação de passaporte, passagens, vestimentas tradicionais, além de obrigações familiares e pessoais.
Na tradição zen os monges, em períodos de necessidade, solicitam aos praticantes e simpatizantes do zen ajuda para tais custos. Esta ajuda se chama DANA, e é considerada um ato de mérito, uma dádiva generosa por parte daqueles que tem condições de oferecê-la.
Nos próximos meses irei iniciar uma sequencia de "leilões virtuais" de pinturas de minha autoria na tentativa de angariar algum dinheiro para os custos da viagem. Mas além disso gostaria de, respeitosamente, solicitar contribuições de qualquer quantia para que eu possa conseguir recursos suficientes para permitir a viagem.
A ajuda de todos será muito importante, e eu fico imensamente grato. Sei que em nossa cultura tais iniciativas são consideradas incomuns, mas o caminho monástico zen é uma vocação que implica sacrifícios por parte das monjas e monges. Abrimos mão de muitas coisas, e no mundo moderno sustentar o caminho espiritual não é simples.
Mais uma vez, agradeço humildemente o apoio. Que os méritos das realizações que eu porventura alcançar nesta viagem de treinamento sejam oferecidos para todos, sem exceção.
Em nome do Dharma, Monge Kōmyō