Materiais para médicos e dentistas Missão Amazônia 2018

ID da vaquinha: 312959
Materiais para médicos e dentistas  Missão Amazônia 2018
Silvana Oliveira e Silva
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 17.760,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens
Encerrada

 

Olá! Meu nome é Silvana Oliveira e Silva, sou médica, formada desde 2005 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em Geriatria, e sou membro Igreja Batista Jardim Icaraí. Quero compartilhar com você um desafio que Deus tem me dado em 2018.

     Pela terceira vez, partirei para a Amazônia, a fim de  fazer trabalho voluntário junto á população ribeirinha no Estado do Amazonas. Este trabalho tem envolvido minha comunidade de fé anualmente desde 2012.

            Quem são os ribeirinhos, esse povo brasileiro tão pouco conhecido pela maioria de nós?

Ribeirinhos não são índios. Não vivem em aldeias, não tem pajé.

Os ribeirinhos são populações caboclas, logo descendentes de brancos e indígenas, que vivem às margens da bacia do Rio Amazonas. Possuem organização cultural e social próprias. Gostam de ser chamados por esse nome. Ribeirinho não é lembrado por quase ninguém quase nunca. O poder público traz apenas vacina e urna eletrônica, na maioria esmagadora das vezes.

Na comunidade ribeirinha existe uma escola, uma igrejinha ( as vezes abandonada), a casa comunitária e um campinho de futebol. Não há vendinha, armazém, circulação de dinheiro. Vivem do que caçam, pescam, e do consumo de farinha de mandioca. Por vezes a comunidade se reúne e manda alguém pra vender farinha em Manaus, assim obtendo alguns reais para aquisição de algum bem.

Conhece a miséria? Ela habita por aquelas bandas. Sede e fome são constantes.Muita água na Amazônia? A água do rio não é potável. As doenças relacionadas ao consumo da água e falta

de nutrientes são comuns. Já não consomem frutas e vegetais da floresta como populações ancestrais.

E para lá vamos, amenizar suas dores, fazer o que pudermos. Por quê? Porque um Amor tão grande nos alcançou que transborda e precisamos passar para outros.

            Quando viajaremos?

            Partiremos rumo a Manaus e dali para Parintins, nossa base, em 20 de julho. Nosso retorno será em 27 do mesmo mês.

            Eu farei parte de um grupo que oferecerá atividades de promoção de saúde e atendimento médico aos ribeirinhos, durante 5 dias. Também teremos outras atividades em paralelo, com crianças e adultos. Acompanharemos a rotina da comunidade, doaremos chinelos, óculos de grau e de sol, bonés e materiais de pesca (anzóis, linhas de nylon...), também procuraremos por soluções para melhorar a qualidade de vida deles com uma alimentação melhor utilizando elementos regionais, cuidados com uso da água, etc.

          É um trabalho que mobiliza diretamente 50 pessoas, além de muitos voluntários indiretos, que nos apoiam operacional- financeira- e emocionalmente.   

            Nosso maior desafio, principalmente para nós na equipe de saúde, é levar material para o trabalho médico, que envolve medicamentos e insumos para cuidados e curativos. Encontramos pessoas que não recebem atendimento médico há muito tempo, diversos casos que demandam curativos, drenagem de lesões infectadas e outros procedimentos simples mas que envolvem insumos adequados. Pesaremos as crianças e avaliaremos seu crescimento, orientando as mães e fornecendo suplementos quando indicado (maioria das vezes).

             Teremos uma equipe de dentistas altamente qualificados, com equipamento apropriado para fazer atendimento com Restaurações, exodontia, periodontia e prótese. Nos anos anteriores fui testemunha ocular da diferença na vida das pessoas atendidas. Nossa meta é de 700 atendimentos odontológicos e 500 atendimentos médicos em 5 dias, amenizando sofrimento e produzindo vida abundante com excelência.  

                      Para auxiliar neste objetivo, estou montando esta campanha para coleta de valores a fim de cobrir nosso orçamento de medicamentos e insumos. Esta campanha está diretamente sob minha responsabilidade, e todo valor de nossa meta será revertido para possibilitar o atendimento médico e odontológico.

                           Pessoas interessadas em contribuir de outras formas, podem entrar em contato comigo por aqui

                        Todos os doadores receberão informações detalhadas do andamento da missão, diariamente, além de prestação de contas ao final do mesmo.

                        Desde já agradeço aos que nos ajudarem, de forma a possibilitar nosso atendimento com qualidade.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020