
PROJETO UNIVERSITÁRIO SEM LIGAÇÃO COM O CONCURSO MISS UNIVERSO REAL
Que história é essa?
Após serem abduzidos, Ana e João recebem a missão de fazer uma alienígena ganhar o título de “Miss Universo”. O que eles não esperavam é que teriam que lidar com as burocracias e padrões terrestres para participar de um concurso dessa categoria.
Por que essa história precisa ser contada?
Por que o Miss Universo só tem humanos? E pior, humanos com um padrão de corpo que representa apenas um grupo bem pequeno de pessoas. Pessoas gordas são, desde a infância, desencorajadas a sonhar com isso, sempre através das pequenas grandes violências do dia-a-dia, como olhares estranhos, piadas e pela forma como pessoas gordas são tratadas no cinema. Demora para que esses gestos violentos sejam notados e quando notamos, já é tarde, nossa história de amadurecimento já foi consumida por desestímulos. Miss Universo fala sobre isso (também).
Uma das principais indignações que levou a escrita desse filme, e que me fez pensar por dias, é a própria construção do título “Miss Universo”, pois Universo é algo tão grande e com tantos lugares inexplorados que nunca vamos descobrir. O ato de criar um concurso de beleza, limitar o acesso de uma variedade gigantesca de corpos que existem no planeta terra e titular como “Miss Universo” soa, no mínimo, ofensivo. Afinal: Que Universos São Esses?
Fora isso, o Miss Universo tem como objetivo fazer uma história em Santa Catarina com pessoas pretas e com aliens, um "coming of age" de verão sobre correr atrás dos seus sonhos e se descobrir durante o caminho. Enfim, como uma pessoa gorda e preta fã de coming of ages, aliens e cultura pop no geral, tenho um interesse gigante de contar essa história e sei que pela proposta, representatividade, escolha estética e pela duração, esse filme vai gerar discussões em diversas camadas da sociedade, pois é um filme sobre a vivência negra, sobre Florianópolis e sobre o quão estúpido e violento os padrões estéticos são.
Miss Universo será o trabalho de conclusão de curso de Nathan Manoel.
Nos ajude a contar essa história! Sabe como?
Qual é nossa humilde meta? R$ 5 mil
Para onde vai esse dinheiro?
Dinheiro será usado para dar condição de trabalho para a equipe, coisas como: Alimentação, locomoção, aluguel de equipamentos e compra de objetos que serão usados no filme
(figurino, maquiagem, efeitos e etc)
Recompensas extraterrestes: