
O bloco MineiraSystem surgiu em 2023 a partir do desejo de mulheres de serem protagonistas no carnaval de Belo Horizonte, homenageando o BaianaSystem, banda de forte atuação político-cultural no Brasil. Desde sua criação, o bloco é formado exclusivamente por mulheres — produção, banda e bateria — e tem como um de seus principais objetivos criar e fortalecer espaços seguros para TODAS as mulheres — cis, trans e travestis — serem protagonistas do carnaval.
Inspirado pelo BaianaSystem, o MineiraSystem se prepara para o cortejo de 2026 com o tema “O comando é nosso, e se não for, a gente toma e leva embora”, refrão da música “Alvoroço”, colaboração entre Rachel Reis e BaianaSystem. essa escolha dá continuidade à trajetória política e poética do bloco, convidando o público a ocupar, junto ao MineiraSystem, espaços de criação e transformação social.
O MineiraSystem é construído de forma totalmente voluntária e independente. Somos um bloco potente, mas ainda muito novo e, apesar de termos sido aprovadas em editais, não fomos contempladas com recursos financeiros. Por isso, precisamos da força e do apoio dos foliões para realizar o cortejo que sonhamos.
Neste momento, ainda não contamos com o aporte financeiro necessário para custear o trio elétrico que vai levar o nosso “trem pirata” para as ruas. O valor desta vaquinha corresponde a esse custo básico, ao qual os recursos arrecadados serão destinados.
Cada contribuição, independentemente do valor, é um passo para colocar o MineiraSystem na rua e fortalecer um carnaval popular, independente e feito por mulheres.
💜💚 Apoie. Contribua. Venha ocupar as ruas com a gente.