

Oiii, tudo bem? Me chamo Ana Beatriz e faço o curso Técnico de Enfermagem na ETEC Mandaqui.
Quando comecei o curso no começo do ano de 2023 as professoras comentaram sobre o programa do intercâmbio e como era feito. Admito que não acreditei: primeiro) é a terceira ETEC que faço na minha vida e nunca ouvi falar disso — mesmo ano passado —, e segundo) acreditei que estava sendo apenas usado para incentivar o pessoal a não faltar.
E talvez por isso que esqueci, só lembrei do programa quando a representante e o vice representante da minha sala enviaram sobre as inscrições.
De início eu não iria me inscrever. Na minha cabeça passou: "com certeza outra pessoa vai conseguir, então por que entrar em uma competição perdida?". Com tantas pessoas na escola, com certeza tinha pessoas mais capacitadas e merecedoras. Mas o vice representante ficou no meu pé — agradeço ele por isso — e me inscrevi, porque foi a pessoa que me incentivo a tentar, mesmo sendo uma "batalha perdida".
Fiz a inscrição e deixei de lado. Passou os dias, nada disso vinha a minha mente. Até que, durante um dia de estágio, minha professora comentou sobre a primeira classificação, para eu entrar e ver os resultados. E foi isso que fiz, e lá estava meu nome.
"Nada de alarde, ainda vai vir o recurso, pode ser que mude", pensei, e por isso que não dei esperança a ninguém da escola e muito menos da minha família — só comentei sobre o programa. E, no fim, lá estava meu nome no resultado final. Não lembro muito bem do que me passou pela cabeça, mas a primeira coisa que fiz foi avisar minha família, resultando em quase choro de alguns no serviço e parabenização de todos.
Ainda me parece uma ilusão, um sonho que logo irei acordar. Mas por enquanto estou aproveitando e agradecendo todos que me apoiaram e me apoiam, e me esforçando a dar orgulho a todos, principalmente a minha família. E mesmo com um "peso" por estar representando meu curso e a ETEC que faço parte, pretendo fazer corretamente e da melhor forma possível.
Por isso e mais que tenho a agradecer pela oportunidade e que espero aproveitá-la para ampliar meus conhecimentos e mostrar que meus esforços não foram em vão — apesar de ter me sabotado na maior parte das vezes, achando que nada do que eu fazia era suficiente. Espero poder aprender sobre a cultura e a língua de forma mais vivida, sempre levando um pouco de cada pessoa que está ao meu lado nesse processo.
E agora só posso esperar o dia, contando com a ajuda de quem ver essa vaquinha.
Obrigada <3