
Invista no seu autocuidado, saúde e equilíbrio de corpo, mente e espírito. Você estará colaborando também com o propósito de me tornar instrutora de Kemetic Yoga e propagar esse conhecimento para mais pessoas e comunidades do Nordeste.

Um pouco sobre mim:
Olá pessoal!
Sou Evelyn, tenho 27 anos, nasci na cidade de Natal e atualmente moro em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Atuo como fisioterapeuta, terapeuta holística e doula. Ao longo da jornada venho aprendendo a integrar ferramentas e outros saberes ao dia a dia pessoal e profissional de cuidados. Nos anos de universidade tive os primeiros acessos as reflexões raciais, estando em comunidades, quilombos, zonas rurais e foi possível expandir minha mente, visualizar realidades diferentes, entender o que sentia de realizar no futuro e como poderia colaborar com as pessoas. Pensar sobre autocuidado também despertou nessa época. Saindo da academia, iniciei minha atuação profissional na Atenção Básica do SUS do interior do RN, onde permaneci durante quase três anos e adquiri muitas experiências valiosas e coletivas. Hoje trabalho de forma autônoma, nutrindo o projeto pessoal e coletivo chamado AFYA. Acredito que cuidar da saúde seja algo mais potente quando podemos propagar ensinamentos. afinal os saberes também são construídos coletivamente. Atualmente também faço parte do grupo Jahi, que se propõe estudar filosofias, arte e saúde dos povos africanos da diáspora e do continente, compartilhando com a população preta.
Almejo iniciar uma nova fase, ter acesso aos saberes de nossos ancestrais pretos e assim continuar repassando, sendo canal. Suas tecnologias e medicinas vibram harmonia, alegria, autonomia e potência, que nos auxilia nas transformações no cotidiano.
Te convido a fazer parte e agradeço grandiosamente se puder contribuir com este objetivo!
Como cheguei aqui:
Em 2018 tive o primeiro contato com a Kemetic Yoga, através de um vídeo divulgado pelo canal Trip TV, no qual Emaye Ama Mizani fala sobre a vivência e prática da yoga vinda de Áfrika. Senti uma profunda conexão, mas até então não havia muito conteúdo para estudo. Em 2019 a Kasa de Maat, idealizada e dirigida pela terapeuta holística afrikana Mut Rosa, realizou a primeira formação de instrutores.
Estimulada por uma conexão e encantamento com a potência da Kemetic Yoga, decidi que deveria corresponder ao chamado do coração e ir a busca de me aprofundar nesse conhecimento. Em 2020 a Kasa de Maat divulgou a abertura das inscrições para a terceira turma e recebi a resposta de que havia conseguido a vaga pra a formação, com muita alegria e gratidão pela oportunidade. Parte do objetivo está encaminhado!
Tudo aconteceu antes da pandemia. Nesse fase de distanciamento social e isolamento me encontrei impossibilitada de prosseguir meu trabalho autônomo como terapeuta, assim como várias outras pessoas estão vivenciamos um processo de crise e readaptação econômica. Devido as dificuldades e a necessidade de dar continuidade a esse processo, utilizo a ferramenta do financiamento coletivo como alternativa possível para que em colaboração comunitária, possa movimentar esse sonho.
Qual meu objetivo:
A cura e o cuidado são e acontecem pelo movimento do corpo, das ideias e da energia! Quando me cuido também fortaleço meu ser para oferecer o melhor a quem precisar de mim.
Junto a toda família de instrutores, almejo ser um veículo de propagação de conhecimentos ancestrais dos povos Afrikanos, a partir da ferramenta da Kemetic Yoga. Agregar essa linda ferramenta às práticas terapêuticas que ofereço profissionalmente para o cuidado integral (físico, mental e espiritual) das pessoas da cidade de Natal e demais regiões do Estado. Mobilizar ações comunitárias acessíveis, movimentar projetos para levar essa prática de autocuidado, pura conexão e saúde para pessoas pretas do Estado e quem sabe de outras cidades do Nordeste. Os impactos do racismo em nossa História e em nossos corpos são fortes e atravessam gerações. Por meio da organização e oferta da Yoga como terapia de saúde integral podemos concretizar um melhor futuro.
Esse projeto é comunitário, construído com colaboração de várias mãos. Com a sua ajuda, futuramente poderei trazer essa proposta para a nossa realidade!
Sou grata desde já!
Um pouco mais sobre a prática:

Kemet é o nome do território que conhecemos como Antigo Egito, este nome foi dado por colonizadores europeus e se difundiu através do tempo, do ensino da história eurocêntrica. Os povos pretos sempre produziram muito conhecimento científico, tecnológico, espiritual, na agricultura, saúde holística, entre muitas outras. Suas terras, costumes e populações são férteis, a Yoga era uma dessas tecnologias presente na vida dos povos antigos africanos que viviam a beira do Rio Nilo e essa característica perdura até os tempos atuais, se reinventa. Povo preto no mundo inteiro ainda produz, expande e nutre muito conhecimento através de diversas tecnologias de cuidado, individuais e coletivas. A Kemetic Yoga é ferramenta ancestral e viva, foi redescoberta por volta dos anos 70 pelo mestre Yirser Ra Hotep e seu mestre, da Escola de Kemetic Yoga/Chicago nos EUA.
“O objetivo principal dos movimentos e posturas na Kemetic Yoga é facilitar a circulação da força vital interna através dos canais de energia do corpo sutil ou corpo bioenergético. Saúde, bem-estar e iluminação dependem do fluxo livre de energia através desses sistemas que existem em uma dimensão não física da realidade. [...] O conhecimento e a compreensão desses intricados sistemas e como eles foram expressos em várias formas em Kemet e deixados nas paredes dos templos, tumbas e na forma de artefatos.” Yircer Ra Hotep Lawrence.
Sobre a formação e objetivo do orçamento:
Essa será a terceira formação no Brasil realizada pela Kasa de Maat, acontecerá em Dezembro de 2020 em Itaipava, no Rio de Janeiro. Passaremos alguns dias em retiro de estudo, prática e conexão junto ao Mestre Yirser Ra Hotep. A turma está em preparação desde já.
Este financiamento coletivo vai me auxiliar no custeio dos valores da formação, que precisam ser pagas até Novembro e das despesas com a viagem de Natal até o RJ.
Recompensas:
Como a ideia aqui é trocar as melhores energias, preparei propostas de recompensas para as contribuições nos valores de 25, 40, 60, 80, 100, 150, 200, 350 e 500 reais. Este é apenas um mecanismo de organização e de acolhimento da ajuda de cada uma e cada um de vocês.
Ofereço meu trabalho terapêutico, ferramentas de cuidados em saúde integral, que podem te beneficiar bastante. A retribuição pode ser realizada presencialmente e de forma virtual (vídeochamada), caso seja de sua preferência ou você esteja em outra cidade ou Estado. Basta entrar em contato comigo que combinaremos os detalhes. Reforço que, para a segurança de todes nós, os atendimentos que são realizadas de forma presencial só poderão ser agendadas após o período de isolamento social, respeitando as recomendações da OMS e demais órgãos de saúde relativas a pandemia de COVID-19.
Ressalto que qualquer quantia será muito bem acolhida e agradecida, fique à vontade para contribuir como lhe for possível no momento. Estarei pronta para retribuir com alegria!
Desejo que estejam em ascensão neste momento, física, mental e espiritualmente!
Agradeço imensamente por toda energia e carinho de cada um e cada uma para a conquista deste projeto/sonho! Dwa!
