Olá!
Me chamo Marcella Freitas, e vou te dar um breve resumo da minha história para explicar o por quê de eu estar precisando operar de catarata nos meus dois olhos aos 24 anos de idade.
Bom, tudo começou quando eu tinha mais ou menos uns 8 anos de idade. Apesar de minha familía ser extremamente cuidadosa comigo e sempre estar em dia nas consultas pediátricas, começaram a perceber que havia algo de errado comigo. Eu era bem magra, e fraquinha. Nas aulas de Ed. física na escola eu vomitava e desmaiava. Então começaram as investigações médicas. Muitos exames e especialistas envolvidos e nada ce descobrirem nada. Apenas especulações e uma forte desconfiança de esclerose múltipla, mas por falta de requisitos da doença o diagnóstico não fechava. Continuei os acompanhamentos médicos, e segui a vida, mas enfraquecendo até chegar aos 13 anos de idade onde tudo realmente começous a complicar. Nessa idade, eu pesava apenas 22kg. Estava muito fraca e por mais que eu fizesse força para comer, eu não conseguia. Colocava tudo para fora, pois a musculatura responsável pela deglutição já estava atrofiando, juntamente com meus membros superiores e inferiores. Neste ano de 2013, na minha passagem de 13 para 14 anos eu parei de andar e fui acometida pela cadeira de rodas.
Pois bem, segui a vida. Comecei o tratamento no hospital de reabilitação SARAH de Belo Horizonte, onde realizei inúmeros exames específicos e bem caros, mas não encontravam nada. Por essa razão, até este momento eu não tomava nenhum tipo de medicação.
Estável, porém na cadeira de rodas e com os membros atrofiados, permaneci fazendo consultas periódicas ao meu neurologista que sempre pedia exames de rotina.
Dado momento, precisei fazer uma viagem para um sítio enquanto começou um surto de febre amarela no ES. Por segurança, fui ao posto de saúde e me vacinei. A partir daí, comecei com uma piora progressiva e veloz. Tudo em mim foi atingido, até a minha voz e a minha respiração. Eu falava bem baixinho porque não tinha força e também tinha uma cuidadora (Hosana) comigo o dia inteiro. Fiquei em estado vegetativo. Esse período foi entre março e julho de 2017. No final de julho, estava na hora de eu retornar ao SARAH para repetir os exames. Fui por um último suspiro de esperança, e ainda bem.
Finalmente, após tantos anos, exames, consultas e afins, encontraram um problema.
O problema!!! Uma inflamação generalizada que já estava no nervo ocular, e eu estava prestes a ficar cega.
Correram comigo para um outro hospital para iniciar a pulsoterapia à base de metilprednisolona. Tomei essa medicação e em 6 meses eu já estava andando de novo. Ficaram sequelas. Movimento das mãos e pés reduzidos e força muscular baixa, mas já era uma vitória. Fiz esse tratamento todos os meses até metade do ano de 2019 quando comecei a piorar de novo. Trocaram o rémedio para imunoglobulina humana mensalmente por 1 semana. Assim foi até o fim de 2019, quando eu voltei para a cadeira de rodas porque o tratamento parou de funcionar. Em janeiro de 2020, o meu neurologista disse que eu deveria permanecer com a pulsoterapia mensal com a imuno, mas que agora eu deveria tomar corticóide todos os dias.
Devido a isso, eu desenvolvi catarata nos dois olhos ainda muito jovem. Terei de operar os dois olhos para corrigir isso. A lente que meu plano de saúde dá é bem antiga e tem a possibilidade de não dar tanto conforto para enxergar. Existe no mercado um par de lentes que são excelentes e eu nunca mais teria que operar para consertar nada, dos olhos pelo menos - rsrs.
Por isso, preciso da ajuda de vocês para tentar tornar isso possível.
Muito obrigada a todos que puderem ajudar!