
Oi!
Me chamo Manuela, tenho 31 anos, sou mãe do Noah (3 anos), esposa do Thiago, fisioterapeuta formada com bolsa do PROUNI e atuo há anos na área da saúde pública. Inclusive, trabalhei na linha de frente contra a COVID-19 em um município da Grande Florianópolis. Desde sempre atendendo meus pacientes com dedicação, cuidado e carinho. E hoje busco por ajuda para continuar meu sonho de estudar Medicina.
Um resumo da minha história: Sou de origem simples, venho de uma família trabalhadora, minha mãe cabeleireira e meu pai carteiro, que desde cedo me ensinaram o valor do trabalho honesto e a importância de tratar o próximo com respeito e educação. Estudei sempre em escola pública, sonhando alto, mas consciente das limitações da minha realidade. Desde muito jovem, meu maior sonho sempre foi cursar Medicina e cuidar das pessoas, levando saúde e esperança a quem mais precisa.
Durante anos, tentei ingressar em Medicina por meio do ENEM e vestibulares públicos. Foram muitas tentativas, esforços e renúncias — minhas e dos meus pais, que sempre me apoiaram como podiam, mesmo com recursos limitados. Quando percebi que não conseguiria a tão sonhada vaga, decidi cursar Fisioterapia, uma área pela qual sou imensamente grata. Ela me ensinou muito — inclusive que minha verdadeira missão é cuidar do outro.
Mesmo depois de formada, esse sonho nunca deixou de existir dentro de mim. Hoje, como mãe, profissional dedicada, esposa e mulher determinada, resolvi tentar novamente. Fui aprovada no curso de Medicina da Unisul, uma universidade particular, apostando todas as minhas esperanças no FUMDESC — um programa de financiamento estadual para alunos de Santa Catarina, que prevê a devolução do investimento por meio de trabalho ao final do curso.
Antes de me inscrever no vestibular, li o edital com atenção e tinha certeza de que me enquadrava em todos os critérios do FUMDESC — e de fato, fui considerada apta a receber o benefício.No entanto, para minha tristeza, fui informada de que não há verba suficiente para minha instituição no momento. Ou seja, mesmo aprovada no programa, não receberei o financiamento e não tenho condições de arcar com uma mensalidade que custa em torno de R$ 11.000,00.
Já acumulei dívidas com as mensalidades, pois contava com a bolsa para pagar esse semestre. Minha família me ajudou no que conseguiu, inclusive com a matrícula, mas infelizmente, não consigo seguir adiante sem quitar essa dívida.
Hoje, me encontro de mãos atadas. Desistir desse sonho dói profundamente, depois de tantos anos de luta, esforço e dedicação. E é por isso que resolvi pedir ajuda — com humildade e esperança — para quitar as dívidas deste semestre e garantir minha rematrícula. Assim, poderei seguir tentando novas bolsas e oportunidades no próximo semestre.
Se você puder contribuir, estará ajudando não só a mim, mas a todos que poderei cuidar, hoje e no futuro.Prometo retribuir cada gesto de solidariedade com muito trabalho, compromisso e amor à profissão, levando saúde e acolhimento a quem mais precisa.
Qualquer valor faz a diferença!
Sua contribuição vai me ajudar a:
Se não puder doar, compartilhar já é um grande gesto de apoio!
Agradeço de coração.
Manuela Lago Marcelino Machado