
Somos um coletivo de dança com vários espetáculos e prêmios, inclusive com trabalhos fora do país, mas estamos sem patrocinador não podemos viajara para espetáculos fora, não podemos fechar temporadas porque estamos sem verba alguma, então todo o valor arrecadado será para a manutenção de cia, pagamento de remuneração, alimentação e transporte das bailarinas.
A Cia. Espaço Clássico São Paulo iniciou suas atividades em janeiro de 2001, com inovadora proposta de trabalho em Dança, visando levar a todos os tipos de plateias, remontagens simplificadas de grandes clássicos da dança mundial.
Em apenas 20 anos de trabalho, alcançou mais de 50 premiações entre os mais diversos festivais de dança do país. Tem em seu repertório as remontagens de Coppélia, Gisele, Quebra Nozes, Dom Quixote, Baile dos Graduados, La Fille Mal Gardee, A Bela Adormecida e Cinderela.
Desde 2006, também começou a desenvolver a criação de ballet autorais com um mix de técnicas de dança contemporânea e dança clássica, recriando ballets como Anna Karenina, Letras Dançadas, Esperando Cartola (sobre as músicas do mestre Cartola), Carmen de Bizet, A Incrível Jornada do Sem Você "Um Fado", Vida e obra de Florbela Espanca (Máscaras da Alma), Porgy and Bess.
Teve a honra de ser coreografada pela grande maestra Marly Zavar como o ballet Solidão de Amor Eterno e músicas da banda Hammestein.
Entre 2017 e 2019, desenvolveu a criação de uma escola para preparar bailarinos para a Cia. Espaço Clássico São Paulo.
Desde sua fundação, além de suas próprias temporadas, dançou em grandes eventos como Virada Cultural, Festival Baixo Centro, Satyrianas, dançou para a cidade de São Paulo em vários espaços estratégicos, para o Consulado Armênio na Assembleia Legislativa de São Paulo e para a Rede SESC.
Desde 2020, quando foi reestruturada, a Cia. Espaço Clássico São Paulo fez a montagem do ballet Etude tendo sua estreia online. A Cia dançou como convidada em dezembro de 2020 no Celebração da Dança no Teatro BTC Metrô Alto Ipiranga e participou do Concurs Dansa Baix Montseny 2021 em Barcelona na edição online foi realizada em 06 de março de 2021 onde o elenco foi laureado com o terceiro lugar, também em 2021 foi premiado com o 1º lugar no Festival Norte Dança, na cidade do Porto Portugal, participou nos anos de 2021 e 2022 do Festival Corpo, em Sintra/Portugal, participou também do festival Líneas na Venezuela em 2021 e 2022, além de participar em 2021 e 2022 do evento Sopro Convida, da Sopro Cia de Dança.
No 2022 fez uma temporada com o ballet “Petrichor” e a remontagem do Ballet Paquita, inclusive em espetáculo realizado especialmente para o cônsul de Cuba no Brasil, em 30 de abril de 2022, fez também a temporada Ballet de Bolso com o ballet “Giselle”, no teatro West Plaza.
A Cia tem um histórico de ser predominantemente formado por bailarinas afro descentes, ou de grupos minoritários, tentando aumentar o potencial artístico de todos os envolvidos bem como a visibilidade de tais minorias.
A Cia não conta com nenhum tipo de patrocínio ou apoio estatal, vive apenas de vendas de seus espetáculos, e ainda gera renda aos bailarinos através de um estúdio de ensino de ballet clássico que leva o nome de Espaço Clássico São Paulo.
No ano de 2023 iniciou a temporada do ballet “CUCAS” um manifesto sobre a violência contra a mulher latino américa, em específico a mulher brasileira, um sucesso de crítica, público e mídia.
Agora fomos convidadas para representar o Brasil no 11º Festival de Cultura Brasileira em Viena na Áustria entre 17 e 19 de setembro de 2023.
Agora em 2003 vamos participar via Streaming do Festival Corpo 2023 em Sintra/Portugal, e do Festival Líneas em Caracas/Venezuela.
Não temos patrocínio e vivemos de bilheteria de espetáculos.