Manejo Florestal Sustentável

ID da vaquinha: 44000
Manejo Florestal Sustentável
Você não possui corações!
Clique aqui para comprar.
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 150.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Como a base da Certificação Florestal é o Manejo Florestal é muito importante definir claramente este conceito. Poderemos perceber que adotar um sistema de Manejo Florestal é justamente o contrário de explorar uma floresta de modo predatório, sem a adoção de nenhuma técnica ou prática conservacionista.

O Manejo Florestal é um conjunto de técnicas e práticas de gestão empregadas para administrar a floresta cuidadosamente considerando-se suas características e condicionantes ambientais e econômicas e o conhecimento técnico e científico existente, visando com que a produção da floresta (produtos madeireiros ou não-madeireiros) seja contínua ao longo dos anos. Em geral os procedimentos de manejo florestal a serem adotados são estabelecidos em um plano chamado Plano de Manejo. Segundo o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o “bom manejo florestal” pode ser definido como “as melhores práticas de gestão aplicáveis à uma determinada unidade de manejo florestal, considerando-se suas características e condicionantes sócio-culturais, ambientais e econômicas e o conhecimento técnico e científico existente” e o “manejo florestal sustentável” pode ser definido como “as práticas ideais de gestão de uma unidade de manejo florestal, capazes de assegurar a sua sustentabilidade sóciocultural, ambiental e econômica”.As principais razões para fazer um plano de manejo florestal são: 1. Continuidade e perpetuação da produção;2. Aumento da Rentabilidade e da produtividade;3. Aumento da Segurança de trabalho;4. Oportunidades de mercado propiciadas pela certificação;5. Conservação florestal e do meio ambiente.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022