Vaquinha / Outros / Dinheiro

Mais Saúde para Jardim Gramacho

ID da vaquinha: 2640
Mais Saúde para Jardim Gramacho
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
38%
Arrecadado
R$ 605,50
de
Meta
R$ 1.600,00
Apoiadores
7
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Você já ouviu falar de Jardim Gramacho? Talvez não, porque o local não recebe a atenção necessária de campanhas de saúde e desenvolvimento. Você já quis morar em um lixão, em meio à tudo aquilo que você descarta diariamente? Neste tipo de local, as chances de surgirem surtos de doenças são enormes, e tenho certeza de que se você morasse em um lugar como Jardim Gramacho você iria querer que alguém se importasse com você e cuidasse da sua saúde. Você pode ser a mudança na vida de pessoas que vivem lá.

Thumb jg

Os números de pessoas portadoras dos vírus HBV e HCV no Brasil são alarmantes, a cada ano novas pessoas se infectam e muitos dos já infectados evoluem do quadro agudo para o quadro de cronicidade, onde os sintomas se agravam e o tratamento se torna mais difícil. A Organização Mundial da Saúde prevê que 2 bilhões de pessoas no mundo estejam infectadas pelos vírus da Hepatite, e que todo ano, cerca de 650 mil pessoas morrem devido ao agravamento da doença.

A Hepatite B crônica é a maior causa de Carcinoma Hepatocelular no Brasil atualmente. Os números assustam e chegam a 90% de recém-nascidos que evoluem para o quadro crônico da doença, quadro este em que se encontra o Carcinoma Hepatocelular e Cirrose. Você já imaginou o quão difícil é tratar uma doença dessas em um bebê?!

Nas infecções de Hepatite C (HCV) estima-se que 75% das infecções agudas em adultos progridem para crônica. Quando ainda na fase aguda, a doença geralmente é assintomática, porém mesmo assim é transmissível e o portador corre o risco de acabar descobrindo a doença tarde demais e já ter transmitido a mesma para um grande número de pessoas.

Ou seja, quanto mais tempo a pessoa fica com a doença, pior vai se tornando o estado de saúde dela.

No entanto, os números no Brasil poderiam ser diferentes se houvesse uma maior conscientização da população sobre o tema. É de extrema importância que as pessoas saibam o que é esta doença, quais os meios de transmissão, e o quão importante são as vacinas e suas doses de reforço.

É por isto que o Projeto é tão importante: quanto mais cedo a pessoa souber que tem Hepatite B ou C, mais cedo ela vai ser encaminhada para o tratamento e maiores são as chances dessa pessoa se curar e voltar a ser saudável. Com este projeto podemos mudar o rumo da vida de muitas pessoas em Jardim Gramacho!

Quanto mais conhecimento estas pessoas tiverem sobre como essas doenças são transmitidas e de como elas correm o risco de se infectarem, mais cuidado elas irão tomar e menos casos de pessoas infectadas iremos ter em nosso país.

Já foi averiguado que no Brasil, apesar de a Hepatite B e C infectarem mais do que a AIDS, estas não recebem tanta atenção da mídia, nem tanto investimento em campanhas educativas.Thumb lixao jardim gramacho habitat

A conscientização das pessoas passa a ser um desafio maior ainda em locais onde há baixa taxa de alfabetização e um cenário epidemiológico alarmante. Este é o caso de Jardim Gramacho, município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro.

Jardim Gramacho já foi por muitos anos o maior lixão a céu aberto do Brasil, quando foi fechado em 2012, deixou muitos catadores de lixo sem a pouca renda que conseguiam para sobreviver, a situação continua precária na região e a falta de saneamento básico, infraestrutura e educação de qualidade fazem de Jardim Gramacho um lugar bem crítico epidemiologicamente e com grandes chances de desenvolver surtos das doenças.

Thumb ampPara levar mais saúde para um local como Jardim Gramacho será fundamental a participação da ONG "Amparando Jardim Gramacho" que já atua com voluntariado no local há bastante tempo, juntamente com a Volunteer Vacations, que também auxilia fortemente em trabalhos voluntários por diversos países.

Juntos iremos levar até esta comunidade palestras de fácil entendimento, com meios de animação em cartazes para que mesmo as pessoas sem alfabetização possam ter uma melhor compreensão do que é esta doença, quais os meios de transmissão, e o porquê de ser tão importante tomar suas vacinas e as respectivas doses de reforço. Também é necessário repassar a importância da Carteira de Vacinação para estas pessoas, para que elas saibam que a mesma é um importante documento que deve ser guardado com cuidado por possuir muitas informações que podem ser necessárias futuramente.

Ao final das palestras estaremos disponibilizando e realizando o teste rápido para Hepatite B e C e auxiliando em casos positivos da doença nos cuidados extras que deve-se tomar e posterior encaminhamento para o tratamento.

Para doar é fácil! Você só precisa clicar em ''CONTRIBUIR" e emitir um boleto no valor que você desejar. Você escolhe a quantia que quiser e pode pagar o seu boleto na lotérica, banco, ou online!

Sua doação é importante, juntamente com voluntários da Amparando JG e da Volunteer Vacations iremos levar mais atenção e cuidados com a saúde para quem mais precisa!

Conheça o trabalho da ONG e da empresa que irão ajudar a concretizar este projeto:

                      http://www.volunteervacations.com.br

                      https://www.facebook.com/AmparandoJG

                                                                                            Muito Obrigada!

Thumb jardim gr

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022