Projetos / Produtos

Macucultura 2021 - Ajude na construção da escola quilombola

ID da vaquinha: 828104
Macucultura 2021 - Ajude na construção da escola quilombola
Você não possui corações!
Clique aqui para comprar.
0 coração recebido
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
17%
Arrecadado
R$ 7.705,00
de
Meta
R$ 45.000,00
Apoiadores
35
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Macucultura 2020

3° Festival de Cultura e Artes Quilombolas de Minas Novas/ Vale do Jequitinhonha

De 05 à 11 de janeiro 

A proposta é conscientizar sobre as riquezas culturais quilombolas e capacitar a comunidade a buscar recursos para seu crescimento. “O objetivo deste evento é de fornecer informações e conhecimentos da verdadeira história e da importância do negro na construção do Brasil, além de promover a autoestima destas comunidades, a redescoberta e valorização de sua ancestralidade".

Entre os temas, abordar o que é um quilombo, quais direitos e responsabilidades de sua população, políticas públicas necessárias para melhoria de vida dos quilombolas, autoestima e a valorização da beleza afrodescendente e história das ancestralidades africanas. 

Também terão como meta, não menos importante, a reforma e criação da Escola quilombola do Macuco, para apresentar e ofertar aos 80% da população mais idosa dessas Comunidades, atualmente semi e/ou analfabeta a possibilidade e oportunidade do acesso à leitura e escrita, incluindo-os à essa proposta pedagógica desse projeto, que propõe uma ação integradora do aluno com a sociedade através da escrita e leitura, de forma que estes não vejam as mesmas apenas como códigos decodificados, e assim, buscar alternativas para trabalhar com os mesmos, de forma que estes sejam reconhecidos como sendo capazes de aprender, e que essa aprendizagem os levarão a um desenvolvimento pessoal e a uma formação de uma imagem positiva de si mesmos, e assim sendo capazes de orientarem-se a partir desse pressuposto.

"A história brasileira é marcada por vários episódios de luta popular em defesa de direitos, que garantem dignidade, respeito e, acima disso, a vida. É neste contexto, que o povo negro, vítima da diáspora que os retirou do seu continente de origem - África, conduziu o enfrentamento cotidiano na defesa de todas as dimensões sociais e culturais que reafirmam o lugar de protagonismo na construção de uma identidade e representatividade social." A luta do povo negro pelo reconhecimento nos parece ser infinita nesta sociedade que insiste neste preconceito "velado"..., mas nada nos faz desistir, pois nossas origens nos trazem forças inexplicáveis. 

Através das manifestações encontramos sempre uma maneira de apresentar à sociedade que nos teima esconder, que estamos presentes e somos parte importantíssima da sua história. 

O "Macucultura surgiu da necessidade de valorizar o nosso povo, sim, aqui somos todos quilombolas e negros, nosso dia-a-dia vem sendo cada dia uma luta, as dificuldades são inúmeras, sentimos na pele o que é não ter a mesma oportunidade que tantos a tem. Nossas jovens negras; e muitas das nossas mulheres quilombolas são diminuídas em várias situações cotidianas, onde poucas acabam erguendo a cabeça e seguindo em frente, a maioria se sente privada e merecida de tal direito por ser negra; então, cansados de tudo isso, queremos valorizá-las, o nosso evento é justamente para isso, conscientizar, valorizar e resgatar os nossos costumes e cultura quilombola.

Escola Quilombola da Comunidade do Macuco

Então, vamos entender um pouco mais sobre este projeto?

O espaço foi doado por um já falecido morador da Comunidade, o tio da Jussara Costa, Sr Mário Costa, que faleceu antes da realização do sonho do aprender a ler e escrever, mas depois de alguns anos, esta escola foi erguida, funcionando por aproximadamente 15 anos, logo após ela foi desativada pela antiga administração da prefeitura municipal da cidade; sabemos que nem todas as políticas públicas têm grande interesse em nossos costumes e cultura afrodescendente, então, perdemos esta oportunidade de ter hoje nossos jovens com um conhecimento mais interado sobre a nossa própria história... Desde o período da desativação, nossos jovens e crianças foram transferidos para as escolas do município de Minas Novas. Com o passar do tempo, notamos que não são repassados no currículo escolar as nossas tradições, cultura e historicidade dos quilombos e continente africano, estamos perdendo nossa história... precisamos resgatá-la, por isso, o interesse de reeguer a escola quilombola... Os moradores mais antigos , a maior parte deles são analfabetos, mas queremos algo muito mais que o alfabetizar, queremos vê-los opinando, participando em comunidade das ideias e projetos que virão, muitas das vezes eles se sentem incapacitados para tal por sentirem em seu dia a dia os obstáculos que teem que encontram para enfrentar as situações que pra tantos são tão simples e corriqueiras.

Como iremos utilizar o valor da arrecadação:

Construir:

  • Duas salas de aula
  • Uma biblioteca
  • Um refeitório
  • Uma dispensa
  • Dois banheiros

Obs.:

Toda a renda desta vaquinha será destinada a este projeto da escola Quilombola.

O Macucultura é um evento que usará recursos também doados, mas não serão retirados nenhum dos valores doados nesta vaquinha, no entanto, todo o lucro do evento Macucultura será também utilizado no projeto da escola quilombola da Comunidade.

Estaremos disponibilizando à todos as prestações de conta de todos os rendimentos e gastos do projeto.

✓Evento Macucultura 2020

Estamos divulgando por aqui o evento que criamos na comunidade, o Macucultura 2020 , para que todos estejam internados das ações que vem acontecendo, poderão acompanhar através das redes sociais todo o andamento, estaremos disponibilizando na Rádio Bonsucesso da cidade de Minas Novas/MG; esta nos tem apoiado voluntariamente desde o início e tornando público todos os acontecimentos e conquistas.

Então, estamos convidando a todos para participar conosco!

Se possível, venham nos conhecer, teremos muito prazer em recebê-los!

O Macucultura, acontecerá entre os dias 05 a 11 de janeiro de 2020, sendo que, do dia 05 ao dia 09, teremos em nossa grade, atividades como palestras, oficinas, cursos que atendam às necessidades de ampliação e compartilhamento dos saberes em comunidade; no dia 10, teremos uma “Caminhada Quilombola”, um dia de resgate à memória e valorização da luta quilombola, enfatizando os direitos de cidadania e conquistas dos mesmos das comunidades remanescentes, no dia 11 de janeiro encerraremos a semana cultural na comunidade com um festival de apresentações culturais, como cantigas de roda, danças, capoeira, exposições de artesanatos, imagens e vídeos, comidas típicas, leilões, desfile de moda e escolha dos representantes quilombolas, e fechando com shows dos artistas locais e muito mais.

O que teremos no Macucultura?

Palestras

  •      A Importância da Luta quilombola até os dias de hoje.
  • Agricultura familiar
  • Memória, cidadania e direitos de comunidades remanescentes (em torno de um documento da história dos quilombolas de Minas Novas/ MG) leis atuais que possam garantir esses direitos e emendas que vêem dificultando as ações Quilombolas
  • Abuso sexual e leis de amparo às mulheres.
  • Saúde da mulher

  •  Oficinas:
  • Oficina percussão e musicalidade
  • Oficina técnicas com o Bambu
  • Quitandas Quilombolas
  • Roda de Conversa 
  • Caminhada Quilombola 

(Com palestras, apresentações culturais)

10/01/20

Caminhada Quilombola 

(Com palestras, apresentações culturais)

11/01/20

Apresentações Culturais 

Exposições de Artesanatos dos artesãos locais

Exposições imagens e vídeos

Comidas típicas 

Danças Folclóricas

Participação grupo de capoeira

Leilão

Bingos

Escolha dos representantes do Macucultura 2020

Shows com Artistas locais e Convidados

Agradecemos desde já a colaboração de todos, esperamos que seja possível inserir em nosso calendário anual esta festa que será não só para nosso povo negro, mas uma comemoração de todos que lutam por justiça e valorização da nossa cultura!

Como você pode contribuir nesta causa?

Se possível contamos com a colaboração de todos vocês, precisamos para a realização do evento patrocínios e doações como:

✓Financeira( neste caso, não usar esta vaquinha, entrar em contato pelo email:

macucoquilombola@gmail.com)

✓Alimentação ( produtos não perecíveis, perecíveis, carnes, bebidas, etc.)

✓Transporte

✓Financiamento dos shows

✓Ornamentação

✓Mobiliário para evento( cadeiras e barracas)

✓Material de construção( para a construção da escola quilombola da comunidade)

✓Divulgação (Você poderá recomendar o nosso evento através de gravações de vídeos, voz, compartilhamentos em redes sociais, uso das nossas #, etc)

"Toda a renda e doações serão em prol da construção da escola quilombola da Comunidade do Macuco."

Aguardamos a sua valiosa participação e colaboração, contamos com a sua presença.

Saibam mais usando as nossas #

#Macucultura2020

#MacucoComunidadeQuilombola

#MinasNovas

#ValedoJequitinhonha

#MinasGerais

#RotadosQuilombos

#FestivaldaCulturaQuilombola

FestivaldaCulturaeArtesQuilombolas

#Macucultura

Att,

Jussara Costa 

Coordenadora do Projeto Macucultura

Macuco Comunidade Quilombola/Minas

 Novas-Vale do Jequitinhonha-MG

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022