
A grande maioria destas composições é para duos de instrumentos, em configurações que evocam um diálogo entre duas pessoas, daí o título Diálogos Instrumentais. Os instrumentos das diversas famílias orquestrais estão representados nas formações propostas, assim como saxofones (alto, soprano e tenor), piano, harpa, violão, marimba, zabumba, pandeiro e voz. As músicas também incluem diversos ritmos brasileiros: Frevo, Ciranda, Xote, Baião, Maracatu e Cateretê, e outros gêneros como o jazz.
Embora concebidas primariamente para alunos do nível técnico, as composições desta coletânea são adequadas para a exploração em outros contextos, como por exemplo, em um ambiente acadêmico de nível superior, e espero que sirvam como alternativas educacionais e artísticas para o maior número de educadores e músicos.
O Autor
Eduardo Dias Carvalho é natural do Rio de Janeiro. Começou a estudar Música no projeto de musicalização infantil na Universidade de Brasília onde mais tarde seria aluno de Regência do Maestro Claudio Santoro, criador do projeto citado e um dos fundadores do Departamento de Música da UnB.
Na UnB, graduou-se em Composição e Regência, Licenciatura em Música (1987) e Especialização em Regência Coral (2004). Foi aluno e mais tarde docente na Escola de Música de Brasília (1991 a 2016) nas áreas de Teoria Musical, Harmonia, Canto Coral, Orquestra e Música de Câmara. Atua com o Regente de Coral de empresas e tem divulgado seus arranjos no Blog: maestroeduardocarvalho.com.