Olá. Meu nome é Kátia Fonseca Vilela e fui uma das selecionadas para participar do Curso de Física CERN 2019. Ao todo são 20 professores brasileiros escolhidos. Somos três professores representando o estado de Minas Gerais e apenas três professoras representando as mulheres brasileiras.
O curso é organizado pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, de Portugal, e pela Sociedade Brasileira de Física. O projeto é destinado a professores de diversos países da Europa e, desde 2009, recebe inscrições de professores brasileiros. Neste curso, os docentes participam de aulas sobre Física de Partículas e áreas associadas, sessões experimentais e visitas às instalações do CERN.
O CERN, Centro Europeu de Pesquisas Nucleares, é um dos maiores laboratórios de Física do mundo e recolocou em funcionamento em 2009 o LHC – Grande Colisor de Hádrons, que provoca colisões próximas à velocidade da luz, dando origem a novas partículas. O LHC tem 27 km de circunferência e 100 metros de profundidade e se localiza na divisa entre a França e a Suíça.
É lá que está a fronteira do conhecimento de Física de Partículas, com estudos fantásticos sobre antimatéria, neutrinos, vácuo, energia escura, isótopos radioativos, cosmologia, big bang, supersimetria, buracos negros, radiação cósmica de fundo, Bóson de Higgs e tantos outros assuntos igualmente fascinantes.
Em vista da importância e as possibilidades dentro do campo do ensino de Física, a participação em um programa internacional de pesquisa e divulgação científica é de grande valia profissional e também para a comunidade escolar que terão reflexos diretos da capacitação. Assim, em função do pouco tempo até o início do programa (29de agosto), estou tentando viabilizar apoio financeiro para conseguir custear passagens, hospedagem e alimentação com as escolas em que eu trabalho e com pessoas que acreditam na educação. O Programa tem como objetivo, além de capacitar os profissionais, criar e fomentar meios educacionais para o ensino de Física na escola básica e superior do Brasil.
Desde já, agradeço a colaboração de cada um de vocês.
Mais informações: katia.ufop@yahoo.com.br
Resultado da seleção: http://www.sbfisica.org.br/v1/escolacern/index.php/edicoes/2019/2-uncategorised/54-professores-selecionados-para-a-escola-de-fisica-cern-2019