
Oie gente, tudo bem?
Nós somos a equipe do Podcast Pretanálise!Somos Amanda, Bruno, Felipe, Gabrielle e Julia.
Nós 5 nos reunimos na intenção de construir um podcast que pudesse tratar de vivências negras, racialidade no geral e a interface com a psicanálise. Bruno e Julia são dois psicanalistas que estudam a relação das racialidades há anos e que carregam uma bagagem grande no assunto.
Nessa trajetória de se construírem enquanto profissionais da saúde mental, os dois foram encontrando diversos obstáculos no que tange a saúde mental de pessoas negras: formações que desconsideram essas vivências; ausência de autores negros nas grades curriculares; além de um processo complexo e intenso de violência no caminho de se constituir enquanto psicanalista e negro. Felipe, Amanda e Gabrielle se juntam a eles na gestão e construção do podcast como profissionais extremamente capacitados nas áreas: Amanda como editora, Felipe como gestor e Gabrielle como coordenadora de mídias. O Pretanálise vem como uma resposta a essas dificuldades encontradas, mas também como uma possibilidade de construção de narrativas mais plurais e diversas.
Intencionando que a gente possa debater com o público preto interessado no assunto da saúde mental para pessoas negras, mas também introduzir a importância de falarmos de raça em todo espaço que estivermos. O Brasil é um dos países mais violentos com a população negra e essa desigualdade afeta a todos os corpos aqui presentes, brancos, pretos, indígenas e amarelos. Queremos compartilhar nossa experiência, dividir nossos conhecimentos, mas também ouvir o que vocês têm a dizer sobre saúde mental e vivências a partir dos entrelaces da raça. Somos todos profissionais autônomos e que estamos dedicando o máximo de tempo possível para construir um projeto bonito, com conteúdo, responsável e cuidadoso.
Essa vakinha é o nosso pontapé inicial. Construir um podcast não é nada simples. É preciso material e organização de qualidade! Como não temos investimento além da nossa força de trabalho, estamos buscando formas de iniciar as gravações e, por isso, queremos pedir o apoio de vocês! Todo o dinheiro doado será revertido para a compra de material, aluguel do espaço de gravação e remuneração para as pessoas trabalhadoras. Nada para além disso. Fizemos um orçamento e foi esse o valor que entendemos que é necessário para a gravação da primeira temporada do podcast que vai contar com 6 meses de episódios sendo divulgados semanalmente. Caso o valor ultrapasse, tudo será revertido para a gravação de mais episódios das próximas temporadas. Nossa intenção é nos firmamos e continuarmos o máximo possível.
Contamos muito com o apoio de vocês!
Queremos debater sobre uma psicanálise que possa abranger todos os corpos e democratizar esse acesso compartilhando com vocês tudo que aprendemos, mas tudo que buscamos aprender também!Para acessar o orçamento, clique aqui