Vaquinha / Outros / Dinheiro

LAICAnSat Missão Kuaray ( 21/08/2017 )

ID da vaquinha: 165108
LAICAnSat Missão Kuaray ( 21/08/2017 )
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
24%
Arrecadado
R$ 4.250,00
de
Meta
R$ 18.000,00
Apoiadores
26
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

A equipe do projeto LAICAnSat é formada por estudantes e professores da UnB. Para a missão Kuaray, o projeto é executado em parceria com o Clube de Astronomia de Brasília e do Grupo Mutum de Radioexpedição. Além de contar com o apoio da equipe de Montana State University.

O QUE É O PROJETO?

O projeto LAICANSAT tem como objetivo desenvolver uma plataforma de exploração da estratosfera visando diferentes aplicações. No Brasil, o projeto LAICANSAT visa contribuir com a modernização do agronegócio, inclusão digital de municípios e aquisição de imagens de sensoriamento remoto. O recente interesse de empresas como Google e Facebook por soluções de internet utilizando plataformas mais leves que o ar é indicativo do grande potencial tecnológico global desses sistemas. Além disso, o projeto apresenta-se como uma oportunidade única e promissora para complementar a formação dos alunos. Desde 2014, o projeto resultou em 5 artigos publicados em conferências, 6 trabalhos de conclusão de curso e 4 projetos de iniciação científica.

 

LAICAnSat nos Estados Unidos - Missão Kuaray

O eclipse solar total é um evento raro e não atinge essa extensão territorial desde 1918. Dada a relevância do evento, a NASA está patrocinando o lançamento de 57 balões desenvolvidos por 60 escolas e universidades americanas. Esses balões realizarão a transmissão ao vivo do eclipse para milhões de pessoas. A equipe da UnB foi a única equipe estrangeira convidada a participar desse evento. Nesta ocasião, pretendemos lançar o balão LAICAnSat-Kuaray com o objetivo de registrar o eclipse com uma câmera 360º, o que permitirá produzir um vídeo de realidade virtual que poderá ser exibido no planetário de Brasília. Além disso, sensores embarcados no equipamento coletarão dados atmosféricos diversos.

PORQUE PRECISAMOS PARTICIPAR?

A oportunidade de integrar um projeto de referência internacional, com o apoio da NASA, certamente irá proporcionar um enorme aprendizado aos integrantes da equipe, bem como fortalecer o projeto no retorno ao Brasil. Esta cooperação internacional visa aprimorar nossa estação base para lançamento do balão, além de identificar metodologias e boas práticas de rastreamento e resgate. 

Portanto desejamos conhecer a sistemática dos procedimentos realizados por uma equipe atuante na área desde 2001, aprendendo com os erros e acertos desta longa trajetória da Montana State University. 

 

COMO FUNCIONA O LANÇAMENTO DE UM BALÃO?

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2022