
Duda é uma criança autista de 8 anos que tem enfrentado muitos desafios com muita força e coragem. Ela foi diagnosticada com um tumor cerebral no quiasma óptico em 2022, sendo submetida a uma cirurgia na qual não foi possível realizar a retirada do tumor devido à gravidade das sequelas que a remoção poderia causar, sendo coletado apenas material para biópsia, na qual tivemos o resultado de se tratar de um câncer de crescimento lento, com possibilidade de permanecer estável, sendo indicado apenas monitoramento constante e acompanhamento regular com equipe médica (neurocirurgião, oncologista, endocrinologista e oftalmologista).
Mas infelizmente não foi o que aconteceu. Recentemente, o tumor acelerou sua progressão de tamanho. Com essa progressão, ela teve complicações graves e precisou passar por uma cirurgia de emergência para implantação de uma válvula cerebral, após desenvolver hidrocefalia.
Nesse novo contexto, após novos exames, descobrimos que o tumor tem uma mutação genética chamada BRAF V600E, que tem como prognóstico a progressão, sem possibilidade de estacionar o crescimento — mesmo que lento —, trazendo complicações e sérios riscos.
Outro problema é que, com essa mutação, o tumor passa a não responder bem à quimioterapia tradicional, e fomos encaminhados para São Paulo para uma possível quimioterapia alvo, que é uma medicação nova e tem se mostrado eficiente em casos como o de Duda.
Porém, agora ela precisa fazer mais exames, que são de alto custo, e que não tem cubertura pelo SUS para saber se existem outras mutações presentes que poderiam inviabilizar a quimioterapia alvo.
Nesse novo contexto, viemos para São Paulo, e nos deparamos com muitos custos inesperados com estadia, alimentação etc. E precisamos levantar esse valor com urgência, pois, quanto mais rápido obtivermos o resultado dos exames, mais cedo ela poderá iniciar o tratamento adequado, evitando mais complicações.
A cada gesto de ajuda e a cada oração, sentimos o amor nos fortalecer. Que Deus abençoe a todos que estendem a mão nesse momento difícil. Nossa gratidão é imensa e eterna.