Como ajudar
Descubra
Como funciona
Juntos pelo Emerson - Um acessório, Novas Possibilidades
Esportes / Atletas
Belo Horizonte / MG

Juntos pelo Emerson - Um acessório, Novas Possibilidades

ID: 5848638
Emerson Júnio Correia De Aguiar tem hoje 18 anos, ensino médio completo e é Atleta Paralímpico de Judô pela Adevibel (Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte) e pela Seleção Brasileira Paralímpica.Emerson nasceu com Glaucoma Co ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Você pode ajudar via Pix usando a chave:
5848638@vakinha.com.brCopiar link
Vaquinha criada em: 15/12/2025

Emerson Júnio Correia De Aguiar tem hoje 18 anos, ensino médio completo e é Atleta Paralímpico de Judô pela Adevibel (Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte) e pela Seleção Brasileira Paralímpica.

Emerson nasceu com Glaucoma Congênito Bilateral grave, condição que causa hipertensão intraocular. Logo que nasceu, iniciamos uma corrida contra o tempo, o Glaucoma causa cegueira e a progressão é bem rápida, em grande parte dos casos, mesmo com tratamento adequado, o prognóstico é inevitável. Emerson faz tratamento desde as primeiras horas de nascimento, no caso dele o tratamento é medicamentoso (contínuo) e cirúrgico. Foram em torno de 25 cirurgias de vários tipos, tanto para tratar o glaucoma, quanto para tratar outras condições causadas por ele, entre essas, três transplantes de córnea. Atualmente ele tem em torno de 3% de visão bilateralmente, em termos legais e médicos considera-se cegueira. 

Tivemos momentos difíceis em todas as áreas. Certas vezes mais, outras menos e, cada pequena conquista, foi sempre comemorada e saboreada como uma grande vitória. Enfrentamos todo tipo de obstáculo, preconceito, dificuldade de acesso a tratamento específico, a recursos adequados, a ensino especializado com materiais adaptados, entre outras coisas, mas jamais desistimos. Em contrapartida, durante nossa caminhada, encontramos pessoas sempre dispostas a tornar a jornada do Emerson, digamos, “mais prática”. 

Aos 9 anos surge o judô para todos, na época tínhamos o intuito de introduzi-lo em uma atividade física e foi um divisor de águas na vida do Emerson, física e emocionalmente, o judô trouxe independência, disciplina e deu a ele um propósito de vida. E, contrariando as recomendações médicas e todas as probabilidades, superando todas as dificuldades ele reescreveu seu caminho, os resultados falam por si. Sempre apoiamos, incentivamos e fizemos tudo que podíamos, mas todo esforço, dedicação e disciplina são mérito dele, que conseguiu conciliar a rotina de atleta profissional com a vida escolar. Foi um trabalho árduo, enfim, história para outro momento. 

Hoje Emerson é quase que totalmente independente, colabora com as tarefas em casa sempre que pode, estuda mesmo com poucos recursos, se desloca com o mínimo de auxílio (que a própria deficiência visual exige) para todos os lugares inclusive nas viagens com a seleção brasileira de judô paralímpica, nacionais e internacionais. Uma dificuldade aqui, um esbarrão ali, mas sempre aparece uma alma bondosa e disposta a ajudar. 

Emerson é um filho maravilhoso, sou grata a Deus por ter me dado a oportunidade de ser mãe dessa pessoa excepcional! Acredito que o ORCAM proporcionará maior independência e praticidade a vida dele. Desde o primeiro que foi lançado, ele fala com empolgação sobre o dispositivo. Infelizmente o valor não é acessível com nossas condições, desse modo, se puderem contribuir com a realização desse sonho, seremos eternamente gratos!Juntos somos invencíveis!!!

Óculos ORCAM

Para saber mais sobre a trajetória do Emerson você pode seguir sua página no Instagram → https://www.instagram.com/emerson._aguiar

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 5848638@vakinha.com.br
Arrecadado
R$ 3.555,00
de R$ 16.000,00
Corações Recebidos
31
Apoiadores42
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.