
Juliana de Souza, 32 anos, é filha de Jairo e Rosangela, é Bacharela em Relações Internacionais pela UFRGS, pedagoga, mestra em educação e servidora pública municipal de Porto Alegre. Juliana nasceu e viveu parte da sua vida junto com sua família no Ypu, Morro Santana e Sarandi, e esta vivência influencia sua caminhada, seus compromissos políticos até os dias de hoje, em que mora no Centro Histórico resistindo à especulação imobiliária que tenta expulsar a classe trabalhadora desta região.
Sua trajetória teve início no movimento estudantil, onde se tornou diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE) lutando por assistência estudantil, pelas cotas e por uma universidade mais inclusiva, comprometida com o acesso e as condições de permanência para as filhas e filhos da classe trabalhadora. Petista desde criança, filiada desde os 16 anos, Juliana é uma liderança reconhecida no Partido dos Trabalhadores - PT, desempenhando funções de direção desde o período que atuava junto à juventude petista gaúcha, passando por diferentes espaços e integrando atualmente a Direção Estadual do PT.
Como liderança e militante, Juliana tem uma atuação marcada pela Coragem e pela dedicação às construções coletivas por meio do diálogo e o acompanhamento dedicado às populações e organizações dos diferentes territórios e setores do município de Porto Alegre. Sempre com um olhar interseccional para as questões relacionadas às desigualdades de gênero e raça, à inclusão de PCD’s, à diversidade LGBTQIAPN+ e às questões ambientais. Este olhar transversal conectado com o estado de emergência climática no RS a transformou em uma das principais lideranças na defesa de um plano de reconstrução com justiça social e recuperação econômica das regiões afetadas por enchentes e pelas chuvas, com participação de suas populações.
Sua trajetória a tornou uma feminista, ecossocialista, antirracista e defensora dos Direitos Humanos. Em 2023, por convite da Deputada Estadual Laura Sito - Presidenta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos - CCDH da Assembleia Legislativa, Juliana assumiu a Coordenação da CCDH/AL, atribuição que desempenhou até novembro, quando assumiu a função de professora de educação especial do município de Porto Alegre.
Ao lado de Maria do Rosário e de Tamyres, Juliana faz parte deste importante movimento de Mudança que quer devolver Porto Alegre para seu povo, construindo uma cidade resiliente às mudanças climáticas e com desenvolvimento econômico inclusivo. Juliana de Souza na Câmara de Vereadores será a Coragem da Mudança pelas mãos das mulheres que trabalham e lutam por uma cidade mais justa e acolhedora para todas, todos e todes.
Por que Apoiar?
Acreditamos que através do financiamento coletivo, cada contribuição se torna uma demonstração de confiança em nosso projeto. Uma decisão consciente de investir em uma campanha que busca, acima de tudo, uma cidade justa, humana, mais inclusiva e voltada para as necessidades reais da população e da transformação da política de Porto Alegre.
Como Você Pode Ajudar?
Ao escolher colaborar, você não apenas apoia financeiramente nosso projeto, mas também se torna parte essencial desta jornada rumo a uma cidade melhor para todos. Cada centavo conta. Colabore para a nossa vaquinha e ajude nosso projeto a ir mais longe!
Quer apoiar mas tá sem grana?
- Seja voluntária(o) do nosso projeto
- Adicione nosso Whats pra receber informações
- Ative as notificações do Instagram