
A pluralidade é uma das maiores grandezas da comunidade judaica. “Em uma conversa entre dois judeus, existem pelo menos três opiniões”, diz o ditado popular. Celebrar a diversidade, então, é parte integral da existência judaica. No entanto, ao se falar de judaísmo hoje, criou-se no imaginário popular a ideia de que só existiria um único tipo judeu: esteriotipado, o judeu seria homem, branco e rico. Nesse sentido, a tentativa de fazer caber, sob uma única imagem ou grupo de características, um coletivo tão diverso de pessoas, se revela um projeto frágil e falacioso. Reduzir as singularidades de um povo sob um único rótulo é via de encontro para o racismo, que ignora, propositalmente, o fato de sermos muitos, termos diversos formatos, cores, e múltiplas formas de pensar.
O antissemitismo, assim como qual forma de discriminação, se baseia no desconhecimento e na estigmatização.Uma de suas vertentes vem do entendimento de que só existe uma forma de ser judeu e, com isso, nega a possibilidade de existência de diferenças e de diversidade. O Projeto “Judaísmo(s) em questão” trabalha a diversidade existente dentro do judaísmo e das comunidades judaicas no Brasil e no mundo, a fim de romper com esse ideal.
No primeiro episódio, focamos em desmistificar a ideia do judeu como atravessado por uma única raça, a branca. Falamos, então, sobre a negritude judaica. A partir de recursos audiovisuais e de entrevistas realizadas, apresentaremos personalidades negras judias reconhecidas no mundo, ativistas negros/as que formam parte da comunidade judaica brasileira e marcos históricos que representem essa(s) judeidade(s) de forma a, a partir do relatado, apresentar a diversidade existente no judaísmo e a importância da temática.
Agora, sonhamos em construir uma nova etapa desse projeto. Nosso objetivo é produzir mais um episódio e para isso precisamos do seu apoio!
Trata-se de judeidade. Trata-se de sionismo. Trata-se de uma urgência educativa no seio da comunidade judaica. Trata-se de Tikun Olam. Doe e nos ajude a dar continuidade para essa transformação!