
A LALA - Latin America Leadership Academy surge com o objetivo de se tornar uma instituição que desencadeie uma geração de jovens lideres empáticos, corajosos, orientados por valores e que estejam à serviço da sociedade. Propomos uma formação de líderes mais humanos e vulneráveis, que tragam uma perspectiva mais sensível sobre liderança e consigam enxergar os indivíduos para além dos seus aspectos externos. Em julho desse ano fizemos a primeira formação em Liderança e Inovação Social com 24 jovens brasileiros entre 15 - 18 anos de diferentes classes sociais e regiões do Brasil. Para garantir os melhores candidatos no programa fizemos um processo seletivo onde não levamos em consideração a condição financeira do aluno, mas sim o seu potencial de liderança e transformação da sua comunidade e prévio engajamento com projetos de impacto social. Por isso, oferecemos bolsas para a grande maioria deles. Em apenas uma semana o programa se provou um sucesso e saímos de lá ainda mais motivados para criar a formação de um ano e meio para jovens de toda a America Latina.
Agora em Dezembro daremos mais uma passo para a construção da Latin America Leadership Academy. Faremos mais uma formação de uma semana em Liderança e Inovaçao Social, só que agora em Medellin, na Colombia, e com jovens da America Latina inteira. Dentre esse jovens, 10 brasileiros foram selecionados de um grupo com mais de 100 candidatos. Agora precisamos da sua ajuda para financiar a ida desses jovens para a Colombia.
Site com mais infos sobre o programa: http://www.latamleadershipacademy.org/
Você deve estar curioso para saber quem são esse jovens, né? Segue abaixo um breve descrição de cada um deles:
Naira Sathiyo Ferreira Silva, 21 anos, São Paulo - SP
Apesar de sempre darem importância dos estudos, meus pais nunca puderam custear uma educação de qualidade para seus filhos. Aos 14 anos, ganhei uma bolsa de estudos pelo ISMART para um dos melhores colégios do país. Atualmente, curso o 8° semestre da faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, também como bolsista integral. Tenho como objetivo mudar a realidade desigual do país, para que todas a pessoas - sem distinção econômica - possam ter as mesmas oportunidades que tive. Acredito que a LALA tem força para auxiliar jovens engajados em questões sociais em seus países e tenho certeza que será extremamente gratificante ir à Colômbia representando meu país.
Gabriel Ferreira Araújo, 18 anos, Bridgeport - EUA
Natural de Maceió - AL, já fui voluntário ensinando robótica para crianças e co-fundei o ImpactaJovem, um projeto nacional que já ajudou muitos brasileiros através de mentoria e atividades sociais em todo o país. Para mim, o voluntariado nesses projetos foi essencial para entender como a tecnologia e métodos de ensino lúdicos podem ajudar a manter os alunos nas escolas. Atualmente, estudo Engenharia da Computação na University of Bridgeport. Tenho certeza de que participar do CLB e formar uma rede com diversas lideranças da América Latina me ajudará a concretizar meus planos para uma educação ligada à tecnologia e inspirará o empreendedorismo social no Brasil.
Larissa Correia Assis, 19 anos, Salvador - BA
Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Técnica em Automação Industrial pelo Instituto Federal da Bahia (IFBA). Autorei três projetos de extensão, com dois artigos publicados, uma premiação e participação ativa em eventos nacionais e internacionais, tais como a FEBRACE e a Campus Party. Além disso, já viajei como bolsista à Alemanha para uma visita técnica às montadoras de automóveis BMW, Porsche e Mercedes Benz. Atualmente trabalho com robótica industrial e espero, no CLB, absorver o conhecimento necessário para me tornar uma líder na área tecnológica e de engenharia.
Bárbara Rafaela da Silva Machado, 20 anos, Belo Horizonte - MG
Criada pelas faxinas de uma mãe solteira, ainda quando criança descobri o poder transformador da educação quando, aos 12 anos, ganhei uma bolsa de estudos. Hoje, curso Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Minas Gerais, sendo a primeira da minha família a terminar o ensino médio e a ingressar em uma universidade. Atualmente, estou envolvida no Movimento Empresa Júnior e desenvolvo pesquisas na área de Bioengenharia. Esse ano, discursei na Assembleia Geral das Nações Unidas, e desde então minha vontade em ajudar jovens em situações vulneráveis à reescreverem sua história por meio da educação só aumentou. Com o CLB, busco os meios e a rede necessária para desenvolver meus projetos sociais e educacionais, levando educação de qualidade e oportunidades para jovens de todo o país.
Gabriel Franco, 18 anos, Nova York - EUA
Nascido e crescido em São Paulo, comecei a me envolver com voluntariado já no Ensino Médio. Fui intérprete voluntário para imigrantes e refugiados à procura de emprego durante um ano, no projeto Missão Paz, da igreja Nossa Senhora da Paz. Participei também do MetAMORfose, onde mentorávamos alunos da rede pública. Atuei também na arrecadação de fundos para a construção de casas, além de fazer visitas de lazer frequentes a casas de repouso. Atualmente, estudo Ciências Políticas em Columbia University pretendo retornar ao Brasil após a graduação, a fim de seguir carreira diplomática. Para isso, acredito que o CLB me auxiliará a entender mais sobre o contexto latino-americano e a discutir ações para solucionar os problemas de nossas comunidades.
Pedro Teixeira de Oliveira, 18 anos, Barra Mansa - RJ
Apaixonado por política e educação, desde o começo do Ensino Médio procurei me envolver com ambos. Em 2015, fundei o Projeto Helios, visando auxiliar estudantes da rede pública da minha cidade a terem mais oportunidades acadêmicas. Co-fundei, também, a União Municipal de Estudantes Secundaristas, onde buscávamos trazer os estudantes para o centro da discussão política, pressionando a administração pública por uma educação de melhor qualidade. Ator há alguns anos, acredito que a arte tem papel essencial na formação humana. Sonho em me graduar em Ciências Políticas para ajudar o país a enfrentar o recorrente fantasma do autoritarismo. Com o CLB e a LALA, terei acesso a uma rede de jovens inspiradores onde poderei trocar conhecimentos e desenvolver ainda mais meus projetos.
Lucas Guarnelli Scherpel, 18 anos, Rio de Janeiro - RJ
Programador nato e mobilizado por causas ambientais. Desde 2015, desenvolvo um projeto chamado “Maracanã e suas Árvores”, um aplicativo para conscientizar a população sobre a importância da arborização urbana. Em 2017, fui selecionado para o Prêmio Prudential de Espírito Comunitário, o maior prêmio americano para jovens em projetos comunitários. Sou técnico em informática formado pelo CEFET/RJ e lá me envolvi em monitoria voluntária em programação e fiz parte do primeiro time de cubo mágico. Em minha primeira vez fora do país, tenho certeza que o CLB será essencial para compartilhar minhas ideias, projetos e preocupações sobre impactos ambientais. Além disso, trocaremos conhecimentos e farei parte de uma rede de jovens engajados em mudar o país.
Paulo Henrique Menezes de Sales, 21 anos, Brasília - DF
Estudante de Engenharia Civil na Universidade de Brasília; apaixonado por empreendedorismo e educação, já foi diretor no Marco Zero (liga de empreendedorismo universitário) e assessor de ensino no Galt Vestibulares (cursinho popular). Sonho em transformar o mundo através do empoderamento econômico. Espero que o CLB seja uma experiência incrível, me permitindo conectar com pessoas de diversas culturas e países, que têm a mesma paixão por fazer a diferença. Assim, terei a bagagem, conexões e habilidades que irão me impulsionar a melhorar nosso país.
Jonas do Nascimento Tavares, 20 anos, Recife - PE
Filho de um pintor analfabeto e uma costureira que não concluiu o ensino médio, sempre estudei em escolas públicas e vi na educação a única solução para mudar de vida. Sou o caçula de 5 irmãos e o primeiro a concluir o ensino médio na minha família e a ir para a faculdade. Em janeiro começo minha graduação em História na College of the Ozarks, em Missouri, Estados Unidos. Apaixonado por diplomacia, falo 4 idiomas e já tenho dois intercâmbios na bagagem - um semestre nos EUA e um ano na China. Em agosto, participei do programa da World Merit com a ONU na Inglaterra, onde jovens do mundo se reuniuram para apontar soluções para os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Espero adquirir aprendizado em liderança no CLB para ser um grande diplomata brasileiro.
Bruna Januario Ferri, 18 anos, Serra – ES.
Nasci e cresci na Serra, participando, desde pequena, de trabalhos voluntários diversificados. Com essa forma de vida solidária, me tornei Jovem Embaixadora 2017, e esse título me deu muito mais do que uma viagem aos Estados Unidos: ganhei experiência e conhecimentos para melhorar minha comunidade com minhas próprias mãos e ideias. Sou criadora do projeto English4every1, que visa tornar o ensino de inglês acessível para os funcionários terceirizados do Instituto Federal do Espírito Santo. Assim como o programa Jovens Embaixadores, o CLB me dará uma experiência maravilhosa de encontro com outros jovens líderes da América Latina que tem o mesmo objetivo que eu: estar um passo mais perto de mudar o mundo.
Essas são apenas algumas das histórias fascinantes de superação e coragem desses jovens brasileiros. Contamos com você para ajudar a potencializar ainda mais a capacidade de transformação desses jovens para a America Latina.