Vaquinha / Outros / Dinheiro

Jhordan na USP

ID da vaquinha: 607079
Jhordan na USP
Jhordan Albherty Tavares Santiago
Campina Grande / PB
Arrecadado
R$ 2.515,00
Meta
R$ 2.265,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou

SE VOCÊ PREFERE PAGAR PELA CONTA POUPANÇA

Banco: Caixa Econômica Federal

Nome: LIDIANA TAVARES SANTIAGO

Agência: 0041

Conta Poupança: 013

Conta: 10955-5


Quem sou eu?

Meu nome é Jhordan Albherty Tavares Santiago, sou da cidade de Campina Grande, PB, tenho 16 anos e estou no 3° ano do Ensino Médio com bolsa integral em um dos melhores colégios do Estado. Desde muito novo, sempre fui um aspirante da ciência, tanto que os primeiros livros que lia, eram sobre paleontologia e astronomia. Por ter desenvolvido a escrita e a leitura mais rapidamente, avancei um ano no colégio, terminando mais cedo que a maioria. Deixando de lado a parte acadêmica, venho de uma família humilde, com poucas oportunidades de estudo, na qual a maioria nem sequer terminou o segundo grau. Meu pai é mecânico de motos e minha mãe é agente de saúde, ambos sempre me incentivaram muito aos estudos, por isso, agradeço a eles o que sou hoje. E é por isso que eu fiz essa vaquinha, para mudar o paradigma de que o jovem de baixa renda e nordestino não possa alcançar grandes sonhos.

Atividades e experiências

Ao ganhar a bolsa, pudi entrar em um colégio que ofertava algumas atividades que despertam meu interesse, entre eles, as olimpíadas científicas e mentorias. Em 2017, quando estava no 1° ano do EM, fui indicado pela sala para ser monitor dos alunos que possuiam dificuldade de aprendizagem, auxiliando-os tanto na área de "exatas" como de "humanas". Assim, ao longo do ano eu os ajudava com dúvidas recorrentes das matérias dadas em sala de aula. Eu percebi como esse projeto fez tanto eles como eu evoluirmos, visto que a troca de conhecimentos e a participação ativa de ambos foi ímpar. Além disso, fui aprovado para os cursos de Engineering and Biosciences (Engenharia e Ciênicas Biológicas) e Technology (Tecnologias aplicadas a IA) em uma das melhores universidades dos EUA, a Wake Forest, todavia, como não ganhei bolsa, fiquei impossibilitado de participar.


Como dito acima, sou um verdadeiro amante do conhecimento e foi por esse motivo que decidi fundar um projeto de divulgação científica na internet, através de uma página nas redes sociais, intitulado de Universo Científico, que tem por objetivo mostrar as mais recentes descobertas na ciência e curiosidades, atualmente o projeto tem mais 22 mil seguidores. Além disso, traduzo artigos científicos do inglês e espanhol para o português, sobre ciência, filosofia e lógica para o Universo Racionalista plataforma que possui mais de 1.7 milhão de seguidores e o Viagem pelo Universo, com mais de 25 mil seguidores. Faço parte desses projetos pois acredito que a ciência (independente da área) deve ser democratizada e acessível a todos.

Além da dedicação na escola, acredito que os humanos são seres complexos e constítuitos por várias facetas, entre elas a arte.Foi por isso que fiz um curso de Pintura a Oléo sobre tela na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) entre 2014 e 2016, na qual produzia telas e estas eram expostas em museus e teatros. Algumas delas:

Prêmiações 

Medalha de prata na OPBQ (Olimpíada Paraibana de Química) em 2017 e 2018;
Prêmio Inovação Científica 2017, concedida pela Secretaria de Campina Grande;
Aprovado para a fase final da IAAC (Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica);
Aprovado para a segunda fase da OBEcon (Olimpíada Brasileira de Economia) e OPI (Olimpíada Paraibana de Informática);

Lista em docs com todas as minhas atividades:
https://docs.google.com/document/d/13La3eBsVS5XaqhDocsMljiRYm28u8SEDFe-qEPY0TJQ/edit?usp=sharing

O que é a EFC?

"Equipado com seus cinco sentidos, o homem explora o universo que o cerca e chama essa aventura de Ciência" - Edwin Hubble.

A EFC - Escola de Física Contemporânea é um curso de inverno que acontece no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo desta escola é possibilitar que alunos talentosos conheçam como é o mundo da pesquisa, entrando em contato com alguns dos principais grupos de pesquisa do país, além de compreender a importância da ciência e da tecnologia na geração de conhecimento e riquezas no país. Além disso, pretende-se chamar a atenção do aluno para o empreendedorismo, reforçando as importantes contribuições que o profissional da área da Física pode dar quando se envolve com pesquisas associadas ao setor industrial, sejam elas dentro ou fora do ambiente acadêmico.

A programação inclui aulas expositivas e experimentais, ministradas por professores da USP, abordando tópicos de Física Clássica e Física Moderna, palestras sobre temas atuais de Física, visitas monitoradas às oficinas e aos laboratórios de ensino e pesquisas do IFSC. As atividades, que se estendem pelo período de 7 dias, tem início às 8h e término às 21h. Por ser ministrada por professores e pesquisadores de um dos grandes centros de pesquisa multidisciplinar, a EFC é com certeza uma excelente oportunidade para aqueles que gostam de ciências exatas descobrirem seu verdadeiro talento. O aluno terá a oportunidade de conviver com cientistas de um dos maiores centros de pesquisa multidisciplinar da América Latina, de visitar laboratórios de pesquisa do mais alto nível e de conhecer indústrias de tecnologia de ponta que nasceram dentro dos laboratórios de pesquisa do IFSC. 

Entre centenas de estudantes, fui um dos poucos selecionados do nordeste para participar.


Por que isso é importante para mim?

Eu gosto de dizer que quebra-cabeças são sobre tentar entender peças. Da mesma forma, a vida é um esforço constante para encontrar as experiências que preenchem nossa existência. Não tenho dúvida do imenso retorno que o curso poderá me trazer. Academicamente, terei a chance de simular a vida de um cientista, já que vi no programa aspectos que se relacionam ao que irei cursar no futuro. Ademais, voltarei com novas ideias e um novo Networking, com jovens tão apaixonados por ciência como eu. Também poderei representar minha comunidade e incentivar outras pessoas a participarem e seguirem a carreira científica.

Recursos

Passagens aérias da cidade de Campina Grande - Guarulhos (~ $1750 reais);


Valor de inscrição ($400 reais); 


Taxa de envio dos documentos via Sedex ($115 reais).

Agradeço a você que leu até aqui e conheceu um pouco da minha história. Obrigado!

Meus contatos:

Facebookhttps://www.facebook.com/jhordan.santiago.75

Celular: (83) 98794-0835

E-mail: student.jhordansantiago@gmail.com

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020