Vaquinha / Outros / Dinheiro

Jhordan em Londres

ID da vaquinha: 828923
Jhordan em Londres
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
URL copiada!
10%
Arrecadado
R$ 1.590,00
de
Meta
R$ 15.500,00
Apoiadores
11
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Olá, tudo bem? Meu nome é Jhordan Santiago, tenho 16 anos, sou de Campina Grande - PB e acabei de terminar o ensino médio. Recentemente, recebi a notícia mais feliz da minha vida: fui aprovado para representar o Brasil no LIYSF - London International Youth Science Forum, o maior fórum científico do mundo, com mais de 450 jovens de 80 países, no Imperial College, Londres, sendo esta uma das top5 melhores universidades do mundo. Todavia, não posso arcar com todos os custos, você poderia me ajudar?

 

Quem sou eu?

Meu nome é Jhordan Albherty Tavares Santiago, sou da cidade de Campina Grande, região agreste da Paraíba, tenho 16 anos e acabei de terminar o Ensino Médio com bolsa integral em um dos melhores colégios do Estado. Desde muito novo, sempre fui um aspirante da ciência, tanto que os primeiros livros que lia eram sobre paleontologia e astronomia. Por ter desenvolvido a escrita e a leitura mais rapidamente, avancei um ano no colégio, terminando mais cedo que a maioria. Deixando de lado a parte acadêmica, venho de uma família humilde, com poucas oportunidades de estudo, na qual a maioria nem sequer terminou o segundo grau. Meu pai é mecânico de motos e minha mãe é agente de saúde, ambos sempre me incentivaram muito aos estudos, por isso, agradeço a eles o que sou hoje. Por esta razão eu fiz essa vaquinha, para mudar o paradigma de que o jovem de baixa renda e nordestino não possa alcançar grandes sonhos.

Atividades e experiências

Ao ganhar bolsa, consegui entrar em um colégio que ofertava algumas atividades que despertam meu interesse, entre eles, as olimpíadas científicas e mentorias. Em 2017, quando estava no 1° ano do EM, fui indicado pela sala para ser monitor dos alunos que possuíam dificuldade de aprendizagem, auxiliando-os tanto na área de "exatas" como de "humanas". Assim, ao longo do ano eu os ajudava com dúvidas recorrentes das matérias dadas em sala de aula. Eu percebi como esse projeto fez tanto eles como eu evoluirmos, visto que a troca de conhecimentos e a participação ativa de ambos foi ímpar. Além disso, fui aprovado para os cursos de Engineering and Biosciences (Engenharia e Ciências Biológicas) em uma das melhores universidades dos EUA, a Wake Forest e também fui selecionado para o Clube de Ciências Brasil, na minha primeira opção de curso “A busca de vida no universo”, na UFRJ, todavia, como não ganhei bolsa no Wake Forest e não tive como bancar as passagens da Paraíba para o RJ (o curso é gratuito), fiquei impossibilitado de participar.

Como dito acima, sou um verdadeiro amante do conhecimento e foi por esse motivo que decidi fundar um projeto de divulgação científica na internet, a página no Facebook “Universo Científico”, que tem por objetivo mostrar as mais recentes descobertas na ciência e curiosidades, atualmente o projeto tem mais 22 mil seguidores. Fora isso, traduzo artigos científicos do inglês e espanhol para o português, sobre ciência, filosofia e lógica para o Universo Racionalista plataforma que possui mais de 1.7 milhão de seguidores. Faço parte desses projetos pois acredito que a ciência (independente da área) deve ser democratizada e acessível a todos.

Em 2019, tornei-me um dos primeiros brasileiro a ser embaixador do IYMC - uma olimpíada internacional de matemática, que tem por finalidade propor teste de matemática para estudantes de todo o mundo.

Também em 2019 participei da EFC - Escola de Física Contemporânea, na USP. Foi uma semana intensa sobre física com 30 jovens de todo o Brasil (fui o único do norte/nordeste/centro-oeste). Academicamente pude ter aulas no melhor centro de física da América Latina, o IFSC.

Image may contain: 7 people, including André Hernandes Alves Malavazi, Clara Katherine Rapelli and Walter Faria, people smiling, tree, shoes and outdoor

Além da dedicação na escola, acredito que somos seres complexos constituitos por várias facetas, entre elas a arte. Foi por isso que fiz curso de Pintura a Óleo sobre tela na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) entre 2014 e 2016, na qual produzia telas e estas eram expostas em museus e teatros. Algumas delas:

Premiações 

Medalha de prata na OPBQ (Olimpíada Paraibana de Química) em 2017 e 2018;

Prêmio Inovação Científica 2017, concedida pela Secretaria de Campina Grande;

Aprovado para a fase final da IAAC (Competição Internacional de Astronomia e Astrofísica).

O que é o LIYSF?

"Equipado com seus cinco sentidos, o homem explora o universo que o cerca e chama essa aventura de Ciência" - Edwin Hubble.

O LIYSF - London International Youth Science Forum é o maior e mais prestigioso fórum científico juvenil internacional. Foi idealizado em 1959 pelo Imperial College – uma das cinco melhores universidades do mundo – para promover o interesse dos jovens pela Ciência. . Para atender a seus objetivos, a programação do LIYSF é bem variada e rica com conferências, palestras com especialistas, workshops, visitas a centros de pesquisa, empresas e museus e ampla programação cultural e social. O evento ocorre na sede do Imperial College, no famoso bairro de South Kensington, ao lado do Hyde Park, e reúne todos os anos 450 estudante/s de mais de 75 países dos cinco continentes.

Carta convite do LIYSF.

Por que isso é importante para mim?

O LIYSF é o maior fórum de ciências do mundo. Lá terei contato com professores das melhores universidades do mundo, como Imperial College, Oxford, Cambridge e da Royal Society. Além do ambiente ser intelectualmente estimulante, terei contato com pessoas de mais de 80 países, ou seja, será um imersão cultural gigantesca. Fora isso poderei representar meu estado Paraíba e o Brasil em um dos maiores eventos globais.

SE VOCÊ PREFERE PELA CONTA POUPANÇA

Banco: Caixa Econômica Federal

Nome: LIDIANA TAVARES SANTIAGO

Agência: 0041

Conta Poupança: 013

Conta: 10955-5

Uso dos recursos

Passagens aéreas da cidade de Recife até Londres (~ $3700 reais);

Valor de inscrição, alojamento, traslados internos, alimentação e passeios (1595£ = $9000 reais); 

Taxa de confirmação ($2000 reais)

Taxa da plataforma vakinha: (6,14% = $800 reais)

Meus contatos:

Instagram: jhordan_santiago

Celular: +55 (83) 98794-0835

E-mail: student.jhordansantiago@gmail.com

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/jhordan-santiago

Lattes:http://lattes.cnpq.br/3927995107046275

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021