O Iom Mitzvah é uma campanha solidária promovida pela comunidade judaica, liderada pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre, desde 2012. Durante a ação, cerca de 200 voluntários percorrem a cidade em caminhões, em um único dia, arrecadando doações destinadas à população em situação de vulnerabilidade social.
A campanha foi incluída no calendário oficial do município de Porto Alegre por meio da Lei nº 10.904/2010. E nos últimos anos, o Iom Mitzvah tem sido responsável pela maior parte das doações recebidas na Campanha do Agasalho municipal.
Por mais de uma década, o Iom Mitzvah teve como foco a arrecadação de roupas e agasalhos variados, que eram entregues à Prefeitura de Porto Alegre para triagem e distribuição. Com o tempo, a campanha foi atualizada para atender melhor às necessidades da população. Deixou de ser apenas uma campanha do agasalho e tornou-se uma ação solidária mais abrangente.
Hoje, o foco está na qualidade das doações, com a prioridade em itens que realmente aquecem, como cobertores, edredons e casacos, além de alimentos não perecíveis, que contribuem para que as pessoas se sintam nutridas e aquecidas. Outra mudança importante é que as doações são entregues já triadas à Prefeitura, prontas para serem encaminhadas com agilidade e cuidado.
O Iom Mitzvah mobiliza centenas de voluntários e instituições comunitárias em um verdadeiro exercício coletivo de Tzedaká (caridade) e de Tikun Olam, o compromisso com a reparação do mundo — valores fundamentais no judaísmo.