
Há três anos, em uma ida ao mercado, na volta me deparei com uma cachorra na porta de casa. Ela estava bem suja, parecia estar mancando e bem exausta. Ela me olhou pedindo por ajuda, eu sem pensar duas vezes apenas abri a porta de casa para ela entrar pois vi que ela precisava de alguns cuidados e parecia ser bem dócil. Naquele momento, vimos que ela precisava de um banho e água e comida. Seus pelos estavam mofados indicando que estava há muito tempo na rua.
Alguns momentos depois após ela voltar do petshop para um banho, nos mobilizamos para tentar encontrar um lar para ela, já que pelo estado dela acreditávamos que dono ela não deveria ter já faziam alguns anos. Ela era castrada e tinha alguns costumes que apenas cachorros que já tiveram dono tem, como fazer as necessidades só no matinho, e alguns traumas quanto atravessar portas.
Mas aí, comecei a perceber que tinha algo de diferente nela, ela era especial. Não sabemos quantos anos ela tem (acreditamos que em torno de 9 ou 10), não sabemos pelo que ela passou nesse tempo na rua, não sabemos a história dela, mas ela radiava amor e iluminava o espaço em que ela estava presente. Não teve uma única pessoa que não conheceu a Suri e não se apaixonou por ela. Ela é muito grata pela oportunidade de ter um lar. Demorou em torno de 3 dias para que eu tomasse a decisão de que não precisaria encontrar um lar para ela pois já tinha encontrado. Não foi eu que achei ela, foi ela que me achou.
Nesse período em que estamos juntos, ela me ensinou muitas coisas boas, ela iluminou onde era escuro, eu conheci um amor genuíno que eu nunca tinha tido contato antes. Eu tenho como missão fazer ela feliz, pois é isso que ela merece.
------------------------------------------------------------------------------------------
Há alguns dias atrás ela começou a se recusar a se alimentar, e demonstrou falta de apetite, e também de energia, já que ela era uma cachorra que vivia pulando e correndo pela casa. Esse cenário evoluiu de forma muito rápida, onde levamos ela a um veterinário para fazer alguns exames e descobrimos algumas coisas.
- Lama biliar: O medicamento indicado é o “Ácido Ursodesoxicólico”, já compramos e ela já iniciou o tratamento, algo que em torno de 30 dias já deve apresentar uma boa recuperação. O objetivo da vakinha não se remete a essa condição.
- Dois nódulos minúsculos no baço: No intervalo entre os ultrassons não apresentou alteração de tamanho, algo que iremos investigar em breve mas nesse momento não é uma prioridade. O objetivo da vakinha não se remete a essa condição.
- Insuficiência Renal: Infelizmente, a insuficiência renal dela evoluiu muito rápido, no intervalo de dois dias em que marcamos a consulta com a Nefrologista até o dia da consulta. Ela apresentou muitas dores, incontinência urinária, desidratação, pressão altíssima e várias alterações muito graves nos exames. Ficamos muito assustados pois achamos que ela não iria aguentar até a internação, ela corria risco de vida. É inexplicável a dor que eu sinto de ver um bichinho tão puro que um tempo atrás estava pulando pela casa, e que agora estava sem conseguir se mexer, sem conseguir comer.
Mas a Suri é muito forte e ela tem muita vontade de ficar, a gente sabe que ela é de idade e quando a hora chegar tem certas coisas que não estão ao nosso alcance, mas ela não quer ir agora, e a gente também não quer que ela vá.
Atualmente ela está internada desde Quarta-Feira 06/08/25 às 18h00. Todos os sinais vitais dela estão dentro da normalidade, como pressão e temperatura corporal. Porém ela ainda não está nem um pouco bem, a alimentação está sendo feita através de seringa ao qual ela até está se alimentando sem vomitar. A Insuficiência Renal desenvolveu várias aftas na boca dela, e com a uréia alta o enjôo era muito forte e ela não consegue comer ainda. Ela ainda está sentindo muita dor. A medicação deverá começar a fazer efeito nos próximos dias, regularizando a função renal dela, expelindo todas as impurezas do corpo através do xixi, e provavelmente ela terá que ter um cuidado especial daqui pra frente.
Essa internação fugiu totalmente do controle orçamentário, levando em consideração toda a medicação comprada, as consultas, além da diária da internação. Ela foi diagnosticada com infecção por conta das impurezas que o rim não filtrou, e está tomando antibióticos diariamente que também não são barato, junto com diversos exames que estão sendo feitos para observar atentamente a situação dela. A diária está acima dos R$1000,00.
Estou criando essa vakinha por uma idéia das pessoas que amam ela e estão se preocupando com ela, torcendo pela vitória dela, com o intuíto de que juntos, consigamos pagar por mais uns dias de internação onde ela está sendo muito bem tratada pelo pessoal da Clínica Veterinária Luengo, até que as aftas cicatrizem, a uréia abaixe, ela volte a ter apetite e se alimentar e ela receba alta para que enfim possa ser tratada em casa com dignidade e junto das pessoas que ela ama e recebe tanto carinho.
Ajude a Suri a sair dessa!






