Como ajudar
Descubra
Como funciona
Intercâmbio para Argentina
Educação / Aprendizagem

Intercâmbio para Argentina

ID: 5759077
Preciso de seu apoio para aprofundar minha pesquisa em arte! 🎭Olá, me chamo Bia Alvarez, tenho 48 anos, sou mulher, mãe, pessoa LGBTQIAPN+  artista independente, palhaça, atriz, produtora cultural, professora de palhaçaria, artivista, vegan... ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Você pode ajudar via Pix usando a chave:
5759077@vakinha.com.brCopiar link
Vaquinha criada em: 08/10/2025

Preciso de seu apoio para aprofundar minha pesquisa em arte! 🎭

Olá, me chamo Bia Alvarez, tenho 48 anos, sou mulher, mãe, pessoa LGBTQIAPN+  artista independente, palhaça, atriz, produtora cultural, professora de palhaçaria, artivista, vegana, aprendiz dos caminhos de bem viver.

Sou Mestranda  no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), bolsista CAPES de pesquisa. Minha pesquisa consiste na implantação, manutenção e registro histórico do Centro Cultural de Iniciativa e Gestão Popular Flor e Ser que funciona junto ao Centro de Saúde Itacorubi, Unidade de Atenção Primária do SUS, na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina. 

Recebi um convite da Universidad Nacional de Córdoba - Argentina (UNC) para fazer um intercâmbio de minha pesquisa, apresentando a mesma para os estudantes da Licenciatura em Teatro daquela universidade, bem como compartilhando com o Projeto de Extensão Universitária  “Instalaciones lúdicas para primeras infancias desde una perspectiva de salud comunitaria e integral” que acontece junto a uma unidade de Atenção Primária a Saúde daquela cidade.

O intercâmbio é de grande interesse para a pesquisa que desenvolvo, meu professor orientador apoiou a viagem, bem como o PPGAC da UDESC que  está custeando as passagens possibilitando que eu possa viajar até Córdoba para realizar este tão importante intercâmbio entre universidades de países da América Latina que desenvolvem pesquisas com intersecção entre arte, comunidade, saúde e bem viver.

Apesar de ter as passagens, custeadas por meu Programa de Pós Graduação e alojamento solidário na cidade de Córdoba - Argentina, devo arcar com todas as demais despesas de viagem como: alimentação, translados, viagens internas ( pois o projeto de extensão acontece em área rural e distante da universidade), entre outras despesas que possam surgir em uma viagem internacional.

Por ser artista independente não tenho renda fixa, e em função da dedicação a pesquisa minha renda tem sido abaixo do necessário para manter alguma reserva. Sou bolsista de pesquisa, contudo o valor da bolsa  cobre somente minha despesa de aluguel residencial, todas as demais despesas mensais são por minha conta.

O intercâmbio

Saio de Florianópolis dia 20 de outubro com destino a Córdoba e retorno para o Brasil dia 1 de novembro. Estes 11 dias de viagens serão dias de trabalho na pesquisa, os quais não estarei trabalhando  em minhas outras fontes de renda o que agrava minha situação financeira, além de todas as despesas da viagem que não estavam previstas.

Aceitei o convite, mesmo sabendo de todas estas dificuldades, pois entendo ser muito importante para meu crescimento pessoal como mulher/artista/ pesquisadora, sendo esta minha primeira viagem internacional, bem como para a ampliação da pesquisa que é pioneira, não podendo, portanto, perder esta oportunidade de intercâmbio tão rica. 

Estou fazendo esta vakinha para pedir seu apoio a pesquisa e meu trabalho na arte há mais de 20 anos, com com qualquer valor. 

Os valores arrecadas com essa vakinha serão primeiro direcionados para auxiliar nas despesas do período em que passarei viajando e caso sobre algum valor será revertido para minha subsistência fazendo com que possa dedicar mais tempo para a pesquisa.

Com este intercâmbio irei escrever em conjunto com uma estudante Argentina que coordena o projeto de extensão com o qual farei intercâmbio, para uma revista acadêmica da UNC sobre nossas pesquisas, entrevistar participantes do projeto de extensão de Córdoba para agregar a escrita de minha dissertação podendo analisar semelhanças e diferenças entre os dois projetos pioneiros, enriquecendo muito a pesquisa que vem sendo desenvolvida por mim, estabelecer laços de pesquisa com pesquisadoras da américa latina fortalecendo os laços de pesquisa acadêmica entre as duas universidades, fortalecer a pesquisa do acesso a arte como área de conhecimento, acesso a cidadania, garantia de direitos e determinante de saúde pública.

Agradeço o apoio de todes que sempre torceram por mim e que, com seu apoio, me trouxeram até aqui! 🌻

Para me conhecer melhor, pode visitar meu instagram abaixo

https://www.instagram.com/biaalvarez.arte/

Para conhecer nosso centro cultural, pode visitar nosso instagram

https://www.instagram.com/arteeculturaitacorubi/ 

Eu apresentando na horta do Centro de Saúde Itacorubi em uma ação de nosso projeto comunitário.

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 5759077@vakinha.com.br
Arrecadado
R$ 1.805,00
de R$ 3.000,00
Corações Recebidos
8
Apoiadores30
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.