
Campanha de solidariedade e inclusão digital no Instituto Benjamin Constant
Esta campanha de solidariedade e inclusão digital surge a partir da mobilização de um grupo de professores (Rodrigo Agrellos Costa, Mara Cristina de Souza e Mariana dos Reis Santos) do Instituto Benjamin Constant (IBC). A instituição educacional é conhecida nacionalmente como centro referência em atendimento e capacitação profissional e acadêmica para pessoas com deficiência visual.
Identificamos a falta de acesso a internet e de celulares ou computadores em um número expressivo de estudantes do IBC. Após questionamentos à instituição em relação à obtenção dessas ferramentas para os estudantes, fomos informados de que regimentalmente o IBC está impossibilitado de destinar verbas para esse fim pois não conta com os recursos do auxílio estudantil. Decidimos, então, organizar esta ação em forma de vaquinha virtual.
Alguns estudantes do IBC encontram-se impossibilitados de assistir às aulas remotas neste período letivo, aumentando ainda mais a exclusão que estudantes cegos e com baixa visão já sofrem. Além disto, a realidade sócio econômica de muitos destes responsáveis dos estudantes agravou-se na pandemia, dificultando ainda mais o investimento destas famílias em conexão de internet domiciliar.
Deste modo, realizamos um levantamento de dados referentes à frequência escolar atual destes estudantes e suas condições sócio econômicas, elencando três realidades existentes neste quadro referente a falta de inclusão digital: a) estudantes sem dispositivos eletrônicos necessários para acompanhar as aulas remotas; b)estudantes com baixa conexão de internet em seus domicílios; c) estudantes sem nenhum acesso a conexão de internet em seus domicílios.
Estimamos um total de 2 estudantes que precisam de computadores, 31 estudantes que precisam de um celular, e 42 estudantes que precisam de plano de dados por 7 meses até o final deste ano letivo (junho a dezembro). Fazendo uma estimativa dos preços atuais de mercado para aparelhos com configuração mínima para as atividades pedagógicas remotas, precisamos arrecadar pelo menos R$40.000. Faremos uma margem de segurança para mais em relação ao valor, pois podem ocorrer variações nos preços. Qualquer valor a mais não gasto em inclusão digital será revertida em alimentos para distribuição para estudantes da instituição que também estejam em situação de insegurança alimentar. Haverá um relatório de prestação e contas com todos os gastos detalhados.
Reconhecendo a necessidade de democratização da tecnologia neste período da pandemia e tentando incentivar um movimento de inclusão digital para nossos alunos com deficiência visual, contamos com a sua ajuda nesta campanha de doação!
A arrecadação constituirá na possibilidade de efetuarmos a compra de celulares ou computadores e/ou pacotes de dados móveis de internet para os estudantes da instituição.
Através da sua doação, você abrirá as janelas do conhecimento aos nossos estudantes. Não importa o valor da quantia doada! Precisamos visibilizar ao máximo esta campanha para garantir a igualdade de condições de ensino do nosso corpo discente.
O conhecimento existe para ser compartilhado e multiplicado! Neste momento de isolamento social, o acesso à tecnologia é um direito essencial para o desenvolvimento cognitivo dos nossos estudantes.