
Meu nome é Diogo, sou livreiro e responsável pela livraria Córdula, uma livraria que começou itinerante em 2019, na periferia carioca, baixada fluminense do Rio de Janeiro, São João de Meriti. Muitos eventos, alguns literários, outros não, muitas pessoas: escritores, leitores, curiosos.. despertando o interesse para a leitura, para o livro, para o espaço do livro, para a livraria. É nesse espaço onde não apenas o livro, mas toda manifestação cultural precisa ganhar destaque! E por isso, livrarias de bairro são fundamentais: elas guardam a memória cultural de uma comunidade.
Na baixada fluminense do Rio de Janeiro essa necessidade se estabelece como urgente: a baixada fluminense é proletária, negra e periférica majoritariamente.. E para quem determinada a narrativa da classe, da raça e do capital, sua narrativa se torna lenda. Nosso propósito é valorizar essa cultura marginalizada e esquecida: as tradições religiosas ancestrais, a cultura popular, a arte da rua.. mas sem esquecer de autores que aqui vivem ou já viveram.
Outro propósito fundamental é levar os grandes autores, reconhecidos nacional e internacionalmente para dentro da baixada fluminense através de grandes eventos literários através da livraria.
Acertamos o contrato de aluguel com um pequeno espaço no centro de São João de Meriti. Ele precisa de pequenas reformas e financiamento da estrutura que tornará o espaço, de fato, uma livraria: estantes, mobiliário diverso, renovação do acervo, computadores e pagamento do sistema operacional.
Outra despesa relevante se encontra em nossa comunicação: um podcast e gestão de nossas redes sociais (produção de vídeos promocionais e impulsionamento).
Enfim, queremos estabelecer um novo passo. Um passo ousado, para criarmos um ambiente de acolhimento cultural na baixada fluminense.
Colabore.
Nossa meta é arrecadar R$: 25.000 (vinte e cinco mil), nosso desejo é ultrapassar essa meta, e nosso sonho é tornar a baixada fluminense culturalmente conhecida pelo mundo.
Diogo Santana