
SINOPSE:
Carlos é um jovem ilustrador que mora sozinho na periferia do Rio de Janeiro. Após ser demitido, ele busca forças para prosseguir com seu sonho enquanto vive dilemas familiares do passado. Em meio a misteriosas aparições de vultos em seu apartamento e a uma constante tosse seca, o jovem dá uma pequena festa entre amigos para exibir suas obras mais recentes. Contudo, a noite não terminou da forma que ele pretendia.
SOBRE O PROJETO:
Ilustrador é um curta-metragem ficcional de drama e suspense que dialoga com uma realidade futura de crise social, econômica e de saúde, em meio a uma pacata e solitária vida de um jovem ilustrador chamado Carlos. Situado em um futuro próximo, o curta vai passar por temas que envolvem a solitude, psicologismo e relações familiares mal resolvidas do protagonista Carlos.
Por meio de uma linguagem naturalista e de suspense/thriller, com uma alegoria fantasmagórica da figura da falecida avó de Carlos, o curta irá trazer à tona dilemas do passado que refletem no atual cotidiano do personagem. Traumas da infância e conflitos internos, que, juntos a situação de desemprego e ausência de relações de afeto atuais, vão dificultar a trajetória de Carlos em seu sonho de ser um reconhecido ilustrador.
A ideia do filme partiu da inquietação do diretor e roteirista, Lucas Romualdo, de trazer ao debate questões de relações - familiares, profissionais e humanas - em uma realidade cada vez mais volátil e insegura, em termos econômicas e sociais. Como relacionamentos mal costurados em um passado podem refletir no bem-estar futuro. A narrativa vai de encontro a filmes brasileiros como Eu, Minha Mãe e Wallace, dos autores Irmãos Carvalho, que trabalha a ausência da figura paterna como um dos grandes conflitos do filmes.
Marte Um, da produtora Filmes de Plástico, também foi usado como objeto referencial. O filme, que trata de relações cotidianas de uma família negra da periferia de Minas Gerais, em Contagem, tem a proposta de discutir camadas de conflitos e situações dentro de um duro contexto social (o país enfrenta uma crise econômica e um presidente de extrema-direita é eleito), com temáticas de identificação de gênero, ansiedade na fase adulta e sonhos da infância. Ao abordar estes tópicos, Marte Um também trás uma estética e montagem que flertam com um suspense distópico, realçado por momentos de tensão, ruídos intensos e planos escurecidos.
O curta Ilustrador irá buscar este diálogo e representação com os conflitos internos e cotidianos, a partir de uma estética e linguagem “naturalista”, que dá espaço para planos, atuações e cenas mais contemplativos e próximas ao “real”, mas também “surrealista”, que flerta com o suspense/thriller, no sentido da fotografia, desenho de som e montagem. Desta forma, a narrativa lidará com o debate sobre afeto, psicologismo e relações humanas de forma mais aprofundada e densa, com estilos e ferramentas alegóricas que irão realçar e enfatizar sentimentos como medo, estranheza e tensão. Esses elementos, adicionados a um contexto representativo de crise econômica e social no país, por meio de notícias de televisão, vão formar uma linguagem singular ao curta Ilustrador - um filme de gênero, mas também, humano.
OBJETIVOS:
Por meio de uma obra cinematográfica ficcional, trazer à tona temas como psicologismo, traumas da infância, relações familiares, crise socioeconômica e solitude na primeira fase adulta de formação.
EQUIPE:
Nossa equipe é composta, em sua maioria, por estudantes de cinema da PUC-Rio no seu último período. O objetivo, desde o início, foi trazer coletivos diversos para a equipe, sobretudo LGBTQIAPN+, pretos e periféricos, por se tratar de um filme onde o protagonista é preto, gay e favelado. Somos um coletivo de quase 25 jovens universitários de diferentes áreas e origens, todos voluntários e apaixonados pelo projeto. Estamos muito animados para tirar esse roteiro do papel e levá-lo para a tela, mas, para isso, precisamos do apoio e da colaboração de vocês.
ORÇAMENTO:
O objetivo da vakinha é arrecadar o valor final de R$7.310 para a produção do filme “Ilustrador”. As despesas serão com alimentação, transporte, aluguel de equipamento, taxas da plataforma de arrecadação e material de divulgação. Nenhum dos integrantes e elenco ganhará valores de cachê vindos do orçamento da campanha.
CONTATOS:
Email:curtrailustrador@gmail.com | lucasromualdo1@gmail.com
Telefone: (21) 999912861