Por uma necessidade de garantir a ocupação de sua terra, a comunidade indígena do Morro dos Cavalos precisou se separar em dois sub-grupos para ocupar as áreas limítrofes da mesma. Com isto surgiu a necessidade de construção de uma nova escola/casa de rezo. Os jovens do 12º ano da Escola Waldorf Anabá, em uma iniciativa social, arregaçaram as mangas e ajudaram na construção da sala. Através de uma vaquinha, compraram os materiais necessários para a construção, mantendo o princípio da construção indígena, de pau a pique. Com a construção pronta, observou-se a necessidade de iluminar a sala de aula. Mantendo a intenção e os princípios de interação harmoniosa com a natureza vividas pelos indígenas, surgiu a ideia de se implantação de energia elétrica gerada a partir de placa fotovoltaica que segue o sol, aumentando a eficiência. O projeto da placa solar já foi testado em protótipo, por um dos jovens da Escola Anabá, e está pronto para ser implantado em escala real. Nas pesquisas de eficiência, o protótipo apresentou melhora superior a 40% em relação as placas solares comuns de telhado. O sistema usa o princípio de se posicionar voltado ao sol 100% do tempo, o que potencializa o efeito fotoelétrico. Constitui de um sistema físico capaz de localizar a posição do sol e se adequar a ela, tornando uma placa solar comum em um novo produto potencializado. A pegada ambiental do projeto é menor que outras formas de produção de energia convencionais, um conceito de sustentabilidade que tem tudo a ver com o índio e com o movimento de conscientização humano. Contribua, ilumine!