
O Festival
O 2º Festival Marajoara de Cultura Amazônica (FEMCA) acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 14 julho de 2019, nas cidades de Salvaterra, Cachoeira da Arari e Soure, na Ilha do Marajó. O evento possui variada programação de cultura popular amazônica e pretende divulgar e fortalecer as manifestações culturais da região. Assim, pedimos sua contribuição para nos ajudar a realizar nosso segundo Festival.
Objetivos
O FEMCA, em sua segunda edição, consiste em ocupar espaços públicos e privados com diversas manifestações artísticas, como, cinema, teatro e música, envolvendo artistas locais (Salvaterra, Cachoeira do Arari e Soure) e da Região Metropolitana de Belém. A programação do Festival privilegia a cultura popular e os mestres da música ancestral marajoara e paraense, como Carimbó e as toadas de Boi/Búfalo-Bumbá.
Além da programação artística-musical, o FEMCA realizará:
Oficinas para a juventude quilombola e para os professores do Educação Básica, em especial os professores-alunos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR, da Universidade do Estado do Pará – UEPA (Campus de Salvaterra) e Universidade Federal do Pará – UFPA (Campus de Soure).
As oficinas serão de Grafite, Confecção de Instrumentos de Percussão, Canto Popular, Confecção de Adereços e Brinquedos Populares dentre outras.
A segunda edição do Festival também será um “chamamento geral” para a necessidade de reestruturação do Museu do Marajó, localizado no município de Cachoeira do Arari, lá teremos um dia de programação na área externa do Museu criado pelo Padre Giovanni Gallo e que carece de ampla reforma para proteger e valorizar o importante acervo sobre a história do Marajó.
Justificativa
O FEMCA é um conjunto de eventos que mobiliza três cidades do arquipélago do Marajó e tem grande importância no contexto social e cultural, local e regional, uma vez que sua realização surge da necessidade de fortalecer as manifestações da cultura tradicional, dando visibilidade aos Mestres e grupos de Carimbó e Boi/Búfalo-Bumbá fazendo circular sua produção artística.
É um evento importante porque visa fortalecer o histórico cultural da região, colocando os artistas e seus saberes em evidência e dando oportunidade para que as novas gerações conheçam e se interessem por essa tão rica tradição local.
Acreditamos que para fortalecer os Mestres e grupos de Carimbó e Boi/Búfalo-Bumbá da Ilha do Marajó é fundamental a articulação com outros grupos e artistas, assim, o Festival Marajoara de Cultura Amazônica promoverá o intercâmbio com artistas e grupos da Região Metropolitana de Belém, num processo de aproximação e travessia de fronteiras, intercambiando ideias e linguagens artísticas.
O que oferecemos
A realização do Festival Marajoara de Cultura Amazônica, em julho de 2019, compreendendo 04 (quatro) dias de intensa programação nas cidades de Salvaterra, Cachoeira do Arari e Soure, com destaque para as ações nas Comunidades Quilombolas de Salvaterra que incluem a visitação ao Museu Quilombola do Marajó. O FEMCA proporcionará troca de experiências entre os mestres de cultura, os quilombolas e artistas da Região Metropolitana de Belém, além de favorecer acesso à comunidade em geral de forma gratuita, à produção musical, audiovisual e performance teatral, ocupando espaços públicos e privados das referidas cidades.
Público
O público alvo é composto pela população dos municípios de Salvaterra, Cachoeira do Arari e Soure, Comunidades Quilombolas de Salvaterra e os turistas que costumam visitar o Marajó no mês de julho, que é o mês das férias escolares e considerado alta temporada do verão amazônico.
O FEMCA estima que 3.500 (três mil e quinhentos) participantes estarão envolvidos na programação nos quatro dias de Festival.
Vale ressaltar que o Festival é adequado para todas as faixas etárias, fazendo com que as crianças envolvidas vivenciem as manifestações culturais populares (luau, boi-bumbá, oficinas, teatro, shows) que eram tão comuns na época de seus avós, e que esses senhores/as idosos/as, por sua vez, revivam aquela lembrança dos tempos da juventude, o FEMCA é intergeracional.
Programação
Dia 11/07 – Quinta-Feira
Atividade 1: Museu do Marajó Vivo
Local: Cachoeira do Arari – Área Externa do Museu do Marajó
Evento: Show Museu do Marajó Vivo
Horário: 10 às 15 Horas
Atividade 2: Teatro na Praça
Local: Quiosques da Praça das Comunicações - Salvaterra
Evento: Performance Teatral
Horário: 19 H
Atividade 3: Show de Abertura do Festival
Local: Palco da Praça das Comunicações - Salvaterra
Evento: Show de Abertura do Festival
Horário: 20 às 24 Horas
Dia 12/07 – Sexta-Feira
Atividade 1: Visitação ao Museu Quilombola do Marajó
Local: Museu Quilombola do Marajó
Evento: Visita Monitorada ao Museu Quilombola do Marajó
Horário: 10 às 11 Horas
Atividade 2: Festa de Quilombo
Local: Comunidade Quilombola Bairro Alto - Salvaterra
Evento: Festa de Quilombo na Comunidade Quilombola Bairro Alto
Horário: 11 às 15 Horas
Atividade 3: O Resplendor da Resistência Marajoara
Local: Pousada Bosque dos Aruãs - Salvaterra
Evento: Exibição do Documentário: Mestre Damasceno
Horário: 20 Horas
Atividade 4: Luau
Local: Pousada Bosque dos Aruãs - Salvaterra
Evento: Luau
Horário: 21 às 02 Horas
Dia 13/07 - Sábado
Atividade 1: Almoço M’barayo
Local: Pousada Bosque dos Aruãs - Salvaterra
Evento: Almoço Musical
Horário: 12 às 16 Horas
Atividade 2: Tambores do Pacoval e Mestre Diquinho
Local: Comunidade do Pacoval (Sede da AMPAC) - Soure
Evento: Show do Grupo de Carimbó Tambores do Pacoval e Mestre Diquinho
Horário: 19 às 23 Horas
Dia 14/07 - Domingo
Atividade 1: Concentração do Carimbúfalo
Local: Orla da Praia Grande - Salvaterra
Evento: Concentração e Shows de Grupos de Carimbó
Participantes: Grupos de Carimbó e Boi/Búfalo Bumbá
Horário: 12 às 16 Horas
Atividade 2: Carimbúfalo
Local: Da Orla da Praia até a Praça das Comunicações - Salvaterra
Evento: Carimbúfalo - Cortejo Cultural
Horário: 16 às 19 Horas
Atividade 3: Show de Encerramento do Festival
Local: Praça das Comunicações - Salvaterra
Evento: Show de Encerramento
Horário: 20 às 02 Horas
Realização: