"Até onde você iria para realizar um sonho?" - Essa pergunta ressoa profundamente, pois sabemos que dentro de cada um de nós há um desejo ardente de fazer a diferença, de impactar positivamente o mundo ao nosso redor. Esta é a sua chance de transformar o simples sonho de um jovem em ação concreta.
Sendo assim, meu nome é Igor Bastos, tenho 17 anos e sou nascido e criado em Itabuna, Bahia. Fui aprovado para participar da maior e mais renomada simulação do mundo, a HMUN (Harvard Model United Nations), promovida pela maior universidade do mundo, em janeiro de 2024 nos Estados Unidos.
Segue a minha carta de aprovação:
Contudo, para que a viagem ocorra de maneira efetiva, é preciso arcar com custos como passagens aéreas, visto, hospedagem e alimentação. Assim, a presente vakinha tem como objetivo alcançar R$10.000, valor este que cobrirá com todos os aspectos necessários para a viagem, bem como será de total fundamento para que eu possa garantir a minha tão sonhada participação nesta oportunidade jamais conquistada por um itabunense.
Minha meta é arrecadar o suficiente para pagar todos os custos envolvendo a minha estadia nos Estados Unidos. Uma vez que tenho pouquíssimo tempo, necessito mais que urgente o suporte de todos aqueles que confiam na educação transformadora.
Na HMUN, estarei procedendo com a Delegação do Instituto Diplomun — uma organização que visa democratizar as simulações da ONU, diplomacia e soft-skills como oratória, liderança e negociação. Ainda, usarei esta oportunidade como modelo para os demais alunos da rede pública e privada de ensino. Através da minha representação irei estimular a educação (instrumento utilizado para a realização dos meus objetivos profissionais), o que implicaria incentivo aos demais jovens que desejam se qualificar para projetos semelhantes e receber um destaque internacional.
Minha História
Com 5 anos, já vivia repleto de sonhos. O poder da educação sempre foi reafirmado pra mim por minha vó e minha mãe, essas que lutaram demais por minha educação. Crescendo ao lado delas, achei que viveriam para sempre, mas vi meu mundo desmoronar quando perdi a minha avó durante a quarentena, onde me encontrei drenado pela ansiedade nos anos que viriam.
Olhando o instagram de forma despretensiosa, achei um post, que em negrito, me informava de um tal de workshop que me ensinaria tudo sobre simulações da ONU, E melhor ainda. Internacionais!
A palavra "internacionais" já me ganhou. Não fazia ideia do que se tratava, mas fui numa tentativa de me tirar da mesmice que o luto me forçou a ficar.
No final do workshop, o Instituto Diplomun anunciou que algumas pessoas dentro do evento, que por sinal tinha 300, poderiam ganhar uma vaga para participar da delegação deles da Harvard World Mun.
Delegar? Harvard? Mun? Não sabia o que era isso, mas lembrei da mesmice do luto, e sem pensar muito, me pus a prova dessa oportunidade.
Às 08:00 do dia 28 de fevereiro de 2022, me senti num paradoxo com o homem pisando pela primeira vez na lua, onde era um pequeno e-mail do Instituto Diplomun, mas o passo mais importante na vida de Igor Bastos. Eu ganhei a vaga!
Em um lapso de tempo, me vi sendo o primeiro brasileiro a ser premiado na Harvard World Mun junto com a minha dupla. Mas a experiência limitou-se a uma tela de computador. Eu ainda queria mais.
Depois do ocorrido com minha avó, mesmo que lentamente, me vi sorrindo de novo. As simulações da ONU deram de volta a minha felicidade, a missão e o prazer da vida que a minha avó e a minha mãe me ensinou durante os meus longos dezessete anos.
Hoje estou aqui, com menos de 45 dias em busca de alcançar o valor necessário para ir representar o verde e o amarelo na maior Simulação da ONU do mundo.
Venho por meio destas palavras agradecer a cada um que está me apoiando, ora compartilhando ora doando para mim. Qualquer valor já é de grande ajuda para que eu realize meu sonho.
Agradeço desde já pela atenção, Igor Bastos.
Doações Diretas
PIX: igorbastos828@gmail.com
Contato:
E-mail: igorbastos828@gmail.com
Instagram: @igoremharvard