
Há cerca de um mês Bárbara Vergetti, emérita de Ciências Sociais da UFF, foi vítima de um caso brutal de transfeminicídio no Rio de Janeiro. Com o intuito de realizar uma homenagem e manter viva a memória da luta pelos direitos das pessoas transgênero nos ambientes de Educação, uma reunião de amigs, também eméritas do mesmo curso, está organizando uma homenagem em forma de graffiti.
Babi foi uma pessoa doce, gentil, disposta a viver a vida e lutar pela própria vida. Filha e irmã querida, amiga divertidíssima e companheira, pesquisadora, militante, trabalhadora. Era singular, com uma sede de vida e de conhecimento memoráveis. Amada por um sem-número de pessoas. Emérita do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense, foi protagonista na luta pelo reconhecimento do nome social aos estudantes da UFF, hoje legado para tantas outras pessoas que demandam e merecem respeito.
Aos 34 anos foi tirada de nós de maneira brutal, em mais um caso de transfeminicídio – quase no limite da expectativa de vida das pessoas transgênero no Brasil, que é de 35 anos.
Em homenagem à sua vida, história e legado, no dia 07 de novembro de 2024, será realizado um Memorial no Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF, em Niterói, onde ela, contrariando as estatísticas, se graduou. Para materializar essa homenagem, gostaríamos de fazer uma intervenção artística no ICHF/UFF – já autorizada pela direção do instituto – através do grafitti o artista Airá, reconhecido beleza e ativismo de seu trabalho.
Para financiar essa homenagem, gostaríamos de pedir o apoio de pessoas e instituições que apoiam a defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+.
O valor necessário para fazer o grafitti, considerando material e trabalho, é de R$1.880,00 (orçamento anexo). De modo a garantir transparência e correta prestação de contas, estamos arrecadando o valor por meio de uma vaquinha online. Qualquer valor eventualmente excedente na arrecadação será direcionado à Casa Nem – ONG que trabalha no acolhimento de pessoas LGBTQIAPN+, localizada no Rio de Janeiro.