
Objetivo Geral
A proposta tem como objetivo promover o festival “Hip Hop Chama 2.0” como um evento democrático de ampla participação popular, especialmente juvenil, que incentive e valorize as práticas que abrangem a Cultura Hip Hop como a Dança de Rua, o Grafitti, a música, poesia, dentre outras expressões artísticas, buscando colaborar para a difusão cultural e desenvolvimento regional. O Festival será realizado dia 25 de março de 2023 no Palco da Praça Josino Ferreira, a partir das 19h00.
Objetivos Específicos
- Ofertar opção de entretenimento através de atividade gratuita, democratizando o acesso à cultura;
- Dar visibilidade à Cultura Hip Hop nos seus diversos aspectos;
- Possibilitar a apresentação de artistas e grupos de Hip Hop (Rappers, Dj’s, Grafiteiros, Bboys, etc.) do município e da região;
- Promover trocas entre os grupos de Hip Hop e renovação do movimento cultural em Picos;
- Tornar tradicional a realização desse Festival na cidade de Picos.
Justificativa
É conhecimento geral que a cidade de Picos possui muito pouca oferta de atividades culturais gratuitas ou que valorizem expressões e práticas sociais que não envolvam apenas espaços privados ou consumo de gêneros alimentícios e bebidas alcoólicas. Diante disso, é de fundamental importância a ocupação dos espaços públicos para o desenvolvimento de atividades culturais como uma alternativa viável e saudável que estimule a convivência e crie condições necessárias para a sua permanência com o objetivo de potencializar o espaço e promover a transformação social.
Nesse contexto, realização do Festival “Hip Hop Chama 2.0” servirá como um momento de entretenimento, sobretudo para a população jovem, e para a promoção cultural do ambiente e do Movimento Hip Hop na cidade de Picos onde o público de modo geral poderá se divertir de forma saudável.
Para além disso, a participação de jovens e adolescentes em um evento artístico colabora de maneira significativa como uma forma de aprendizagem prazerosa podendo despertar a curiosidade e o interesse por novas práticas que desenvolvam a consciência cidadã e a promoção da arte popular, tendo em vista que o contato com a arte em suas mais diversas formas de expressão é relevante para o desenvolvimento pessoal. Sendo assim, viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização.
Assim como a oferta de entretenimento, os valores positivos da cultura Hip Hop também devem ser levados em consideração na proposta, tendo em vista que é um movimento originado da necessidade de sociabilidade de jovens das periferias dos centros urbanos que se apropriam do espaço público e usam elementos de identificação e formação para o público alvo, que se traduzem na resistência à ideologia dominante, discriminadora e mercadológica, que constitui a indústria cultural e seus símbolos.
Metodologia
O Festival contará com diversas opções de conteúdo e competições e deve ser divido em três etapas, sendo etapa de inscrições, etapa classificatória e etapa final. Essas três fases ocorrerão em sequência para as modalidades competitivas, sendo que será pré-requisito o cumprimento da primeira etapa para a participação nas fases seguintes.
Orçamento
VALOR TOTAL: R$ 2.000,00
Parcerias e Divulgação
Todos os parceiros do evento terão ampla divulgação de seu nome e logomarcas nas mídias sociais dos três grupos que compõem a Comissão Organizadora, bem como inserções durante a realização do evento.
Comissão Organizadora
- Real Picos Hip Hop; (@realpicoshiphop)
- Labgó Produções; (@labgoproducoes)
- Coletivo MultipliCidade (@ColetivoMultipliCidade)
Incentivos para Doação
A organização promoverá sorteios de brindes e serviços para todas as pessoas que colaborarem com a Vakinha. Dessa forma, enviem comprovantes da doação para o telefone (89) 9 9922-3790 para concorrer.