Estamos em 30 de maio de 2020, diante de uma pandemia que já infectou mais de 6,0 milhões de pessoas em todo o mundo e ceifou mais de 367 mil vidas. No Brasil, mais de 27,9 mil pessoas morreram e 460 mil foram contaminadas pelo novo coronavírus (COVID-19).
Sabemos que as dificuldades são imensas nesses dias. A data da criação de uma vacina contra o vírus é incerta, a dimensão do impacto da pandemia sobre a atividade econômica, o emprego, a renda e as finanças públicas é estimada diariamente.
A solidariedade, a ajuda mútua, o companheirismo, o olhar para o outro são práticas e gestos que nos ajudarão a superar as dificuldades desse período. A Priviweb, desde o início de março, decidiu criar em sua plataforma, um espaço de discussão e prática de conhecimentos para a construção de propostas que possam ajudar a salvar vidas, a enfrentar a pandemia, principalmente entre os grupos mais vulneráveis social e economicamente.
No ambiente da plataforma Priviweb, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas de estudo e pesquisa têm se reunido semanalmente para avaliar o avanço da pandemia, analisar dados, relacionar indicadores e elaborar propostas para o enfrentamento à pandemia do COVID-19 no país à luz da Complexidade e da Inteligência Coletiva.
A plataforma tem viabilizado o intercâmbio de contribuições teóricas para o desenvolvimento de protótipos de ventiladores mecânicos de baixo custo. Tem permitido aos participantes acompanhar os passos exigidos para a montagem dos modelos, a submissão e a aprovação pelos órgãos oficiais de Saúde, bem como os caminhos para a produção em escala. Tem contribuído com subsídios para orientar o setor público na adoção das medidas de isolamento social, de prevenção, acompanhamento e gestão da pandemia, seu impacto e consequências consequências sanitárias, sociais e econômicas.
Trabalhamos todos voluntariamente, mas precisamos de apoio para custear a plataforma digital, cobrir despesas com provedores e softwares adquiridos para gravar, editar e publicar vídeos. Aprimorar a comunicação para tornar mais ampla a compreensão do contexto atual e das propostas idealizadas para um mundo pós-COVID é outro desafio do grupo. Divulgar, produzir e sistematizar os métodos dos sistemas complexos e da inteligência coletiva, apoiar ações para o georreferenciamento da doença, estudos e pesquisas para fortalecer a rede nacional de serviços de saúde, orientar os governos e a população em geral na luta contra o COVID-19 requer a contribuição de todos.
Sua ajuda é muito importante para manter essas atividades à frente do ritmo de avanço da pandemia que é assustador. Precisamos da sua ajuda para salvar vidas !!