
Olá, pessoas bonitas!O Grupo UPA! é um coletivo artístico independente - fundado em 2009 e hoje formado por 13 integrantes -, que possui a voz como seu principal instrumento e apresenta músicas a cappella, agregando, em seus arranjos vocais, elementos de percussão, percussão corporal ou ainda outros instrumentos, como piano e violão.
Para 2024, o UPA! está se preparando para ir à Dinamarca participar de um dos maiores festivais de canto coral do mundo: Aarhus Vocal Festival (AAVF), levando repertório que compõe o seu espetáculo “Ao Vivo e Em Cores”, com todos os arranjos elaborados por Pablo Trindade ou por Federico Trindade. Os arranjos se destacam pelo ineditismo rítmico e harmônico, que evidenciam as singularidades dos gêneros musicais brasileiros, trazendo uma sonoridade que caracteriza a identidade do Grupo.
O repertório transita por diversos ritmos da cultura brasileira e latino-americana, como ijexá, samba, maracatu, baião e zamba, por meio de arranjos sobre composições de João Donato, Milton Nascimento, Lenine, Djavan, Marisa Monte, Eduardo Gudin, Maria Elena Walsh, Gilberto Gil e Dominguinhos, entre outros. Além do repertório de canções, o grupo convida o público para momentos de “Circle Songs”, com criação musical ao vivo e improvisos, com o uso de Vocal Painting (VOPA), uma técnica de regência que utiliza recursos de sinais e comandos de fácil compreensão, criada por Jim Daus Hjernøe (DK) e difundida por Federico.
Nesses 14 anos de trajetória, o UPA! participou de diversos festivais vocais no Brasil e no exterior, além de ter sido premiado nos seguintes concursos: Melhor Grupo no Concurso Ameride, em São Lourenço/MG, em 2012; prêmios de 1º lugar na categoria Coro Misto, 2º lugar na categoria Coro de Câmara e 2º lugar na categoria Coro Sacro e Acadêmico, também no Ameride, em 2012. Conquistou o prêmio de 3º lugar na classificação geral do Concurso America Cantat, em La Plata (Argentina), em 2013, o 2º lugar na categoria de Coro Misto no Concurso Corearte Rio de La Plata (Uruguai), em setembro de 2018, e o 3º lugar na categoria Popular Avançado da Mostra Competitiva do Festival Cantoritiba (Curitiba), em novembro do mesmo ano. Ainda, realizou a montagem de dois principais espetáculos em sua trajetória: “Profanamente Sagrado”, com canções que representam a diversidade musical mundial (2016, 2017 e 2019), e “Ao Vivo e Em Cores” (2018, 2019, 2022 e 2023), que apresenta o colorido, a alegria, a musicalidade, a leveza e também a densidade do universo da música popular brasileira e latino-americana. Os espetáculos foram apresentados em diferentes teatros da capital gaúcha, sempre com lotação máxima e deixando aquele gostinho de “quero mais”. “Ao Vivo e em Cores” também foi apresentado em formato pocket em Montevideo/UY, dentro da programação do Festival Corearte Rio de La Plata 2018, e em encontro de coros realizado pelo Coro del Tump de Montevideo.
Federico, regente do grupo, fez seus estudos de mestrado e doutorado na Royal Academy of Music of Denmark (RAMA), instituição que teve Bobby McFerrin como professor honorário. De lá, trouxe técnicas inovadoras de condução de grupo, seja para peças arranjadas, seja para improvisação e criação musical ao vivo - tudo isso por meio de metodologias pertencentes ao Coro Inteligente, de Jim Daus Hjernøe (orientador de Federico em seu mestrado e doutorado), e ao Coro Orgânico, de Peder Karlsson (também professor de Federico e que foi fundador do grupo vocal sueco The Real Group), somadas ao seu próprio estilo de fazer música. Ele é o único representante, na América Latina, dessas metodologias de regência.
O Aarhus Vocal Festival (AAVF) é um dos principais festivais de música coral e a cappella do mundo, acontece a cada dois anos e terá sua próxima edição em maio de 2024. O UPA! participou da edição on-line do AAVF, em 2021, ocasião na qual estreou os videoclipes das músicas Rosa dos Tempos (Eduardo Gudin) e Caribantu/Reis e Rainhas do Maracatu (Lenine e Sérgio Natureza/Milton Nascimento e Clube da Esquina). A partir dessa ocasião, recebeu o convite para comparecer ao festival presencialmente na sua edição seguinte. Além da apresentação do grupo dentro da programação oficial do Festival, o regente, Federico Trindade, ministrará oficina no evento (sem retorno financeiro), e os integrantes do UPA!, além de integrarem a oficina mencionada, como grupo base, terão livre acesso para participarem de todas as demais oficinas que serão oferecidas durante os dias do festival. Será a primeira vez que um grupo brasileiro (até mesmo latino-americano) comparecerá a esse importante festival, representando a cultura e a diversidade do Brasil, compartilhando música com as principais referências e grupos vocais do mundo, tais como Swingle Singers (Inglaterra), Take 6 (EUA), The Real Group (Suécia), Rhiannon (EUA), Bob Stoloff (EUA), Bobby McFerrin (EUA), Deek Sharon (EUA), Roger Treece (EUA), Dopplers (Dinamarca), Vocal Line (Dinamarca), Touché (Dinamarca), Accent (diferentes nacionalidades), entre outros.
Para tornar possível a participação do Grupo UPA! no AAVF, contamos com a ajuda de quem apoia a cultura, a arte, a música… precisamos conseguir levantar o valor aqui solicitado para a compra das nossas passagens aéreas para a cidade de Aarhus (Dinamarca).
O AAVF acontecerá dos dias 17 a 20 de maio de 2024.
Desde já, gracias mil!!!
Beijos e abraços,
UPA!
Federico Trindade, Juliana Figueiredo, Alice Ferreira, Ticiana Cenci, Manu Pavoni, Rafa Caporale, Valentina Trindade, Maria Lina Guerreiro, Marina Vargas, Luís Caon, Geraldo Oliveira, Rubens Baggio, Álvaro Serralta
- para conhecer mais do nosso trabalho, acesse https://www.ogrupoupa.com/ ou https://www.instagram.com/grupoupa_/ ou https://www.youtube.com/grupoupaoficial