
BESTA FERA é um álbum musical totalmente autoral criado pela cantora e compositora Mariposa.
O álbum de Rock/Metal traz a ancestralidade negra e o feminismo negro como principal abordagem, contando a história de transformação de vida intensa da cantora, que antes era nomeada como Dayanne Menezes.
Em Besta Fera, a cena artística do Vale do São Francisco encontrará músicas que contam sobre o corpo e espirito de Mariposa e de várias outras mulheres pretas e de Axé, bem como denunciam as violências sofridas por corpos negros, povos de terreiro e mulheres pretas através da AFRONTA e gritando a consciência do direito à felicidade e à liberdade, pelo cansaço de vivermos sempre em cárceres de corpo e consciência estabelecidos pelo racismo, homofobia, xenofobia e qualquer tipo de opressão.
O álbum também retrata como o auxílio da espiritualidade, dos guias e dos Orixás que acompanham Mariposa, auxiliaram a cantora a adquirir força e coragem para continuar lutando pela vida e pelos seus sonhos.
“O rock pra mim não é só um barulho qualquer… O rock pra mim é ancestral. O rock foi criado por uma mulher negra guitarrista, e eu nasci como artista como uma mulher negra guitarrista. Fazer rock é trazer de volta pra a negritude o que é nosso, que foi embranquecido… Nós mulheres pretas somos as verdadeiras donas do Rock, e eu quero trazer ele de volta pra mim” (Mariposa| 24/07/2025| Evento Som Em Pauta - SESC)

Contribua com a luta da arte independente do Vale do São Francisco! Nós todos: banda, assessoria e Mariposa contamos com você!