
Olá! Me chamo Gabriel Guimarães. Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, após anos de muito esforço e muitos sacrifícios, conquistei a oportunidade de um intercâmbio na Bauhaus-Universität em Weimar, uma das mais influentes escolas de arquitetura do mundo. Carrego esse sonho comigo desde os primeiros períodos da faculdade. Se você não me conhece, prazer! Sou morador de São Gonçalo e desde que nasci vivo no mesmo bairro. Nunca tive outro lar, mas sempre estive acostumado a precisar me deslocar dele. Aos 14 anos, após concluir o ensino fundamental numa escola pública local, fui em busca de outra oportunidade onde a qualidade era superior. Desde então, me adequei a realidade que vivo até hoje: acordando antes do sol para buscar uma educação melhor.
Tenho o prazer de me desenvolver como futuro arquiteto e urbanista na FAU-UFRJ, e mesmo com todas as adversidades, dou meu máximo para obter os melhores resultados e aproveitar todas oportunidades que a instituição tem para oferecer, como o intercâmbio com a Bauhaus-Universität. Estudar arquitetura mudou minha forma de olhar para o mundo e como eu o percebo, é minha paixão e pretendo continuar construindo uma visão crítica e adequada à minha realidade.
É gratificante sentir que estou exatamente no caminho que sonhei, sempre acreditei que o esforço seria a chave para alcançar meus objetivos. Mas agora, vejo que meu esforço por si só não é suficiente. Mesmo estagiando, minha família e eu não conseguimos arcar com todas despesas necessárias para que isso se concretize. É por isso que quando eu acordo e penso sobre isso, o medo toma muito mais conta de mim do que a felicidade. Eu reconheço que essa é uma meta quase impossível para a maioria das pessoas do meu bairro ou da minha cidade, mas se jovens como eu tomarem os seus sonhos como impossíveis, nunca sairemos do lugar. Quero continuar em movimento, então, depois de todo o esforço que tive até aqui, tudo o que me resta é acreditar que ainda é possível com a ajuda de outras pessoas.
São necessários 861 euros por mês para cobrir os custos básicos na Alemanha, e a meta total chega a 30.996 reais. Você pode verificar os detalhes desses custos aqui, no site da própria universidade: https://www.uni-weimar.de/de/universitaet/international/nach-weimar/austauschstudium/vorbereitung-aufenthalt/kosten/
Você pode colaborar por meio da plataforma ou via pix, pela chave: gabrielnabauhaus@gmail.com
Em seguida, comprovo minha aprovação pela universidade através da Carta de Aceite enviada no último mês:
