Vaquinha / Outros / Dinheiro

Mari na França

ID da vaquinha: 2141251
Mari na França
URL copiada!
23%
Arrecadado
R$ 6.955,01
de
Meta
R$ 30.000,00
Apoiadores
99
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Olá, meu nome é Mariana de Assis, sou de São Luís - MA.

 

Quando nasci, minha mãe não tinha condições de ficar comigo porque precisava trabalhar como empregada doméstica. Então, fui morar com o tio dela e sua esposa, que são meus pais de criação. Eles são professores da rede municipal de São Bento-MA, foi lá que vivi minha infância e é deles que vem meu incentivo aos estudos

E muito bem, aos 15 anos consegui ser aprovada em uma das melhores escolas públicas de São Luís: o Instituto Federal do Maranhão. Nessa época eu e minhas irmãs de criação morávamos aqui na capital para podermos estudar, nós éramos 7 mulheres (5 filhas biológicas, eu e uma prima). Duas delas trabalhavam para conseguir manter as outras durante os estudos (eu sou tão grata por isso!)

Mas, como o dinheiro era muito pouco, prestei seletivo para ser Menor Aprendiz do Branco do Brasil. Eu consegui ser aprovada e, durante dois anos, trabalhava no banco pela manhã, ia para as aulas do ensino médio/técnico em informática no IFMA pela tarde e, no 3º ano do ensino médio, ia para um cursinho preparatório para o ENEM pela noite. 

Saí do IFMA e consegui entrar no curso de Psicologia da UFMA! Durante o curso, continuava a trabalhar no turno oposto às aulas como bolsista (ganhava 400,00 por mês).

Mais tarde, consegui ser aprovada em um intercâmbio linguístico organizado pelo Governo do Maranhão. Durante 3 meses eu estudei a língua francesa na cidade de Québec (Canadá) com tudo pago!  Voltei ao Brasil e queria muito continuar a praticar o idioma, foi então que comecei a trabalhar com o turismo na nossa região.

Durante dois anos trabalhei em uma agência franco-brasileira de turismo. Fui agente de viagem, tradutora e guia de tradução. Nesse período, já com 21 anos, conheci meu pai biológico. Pasmem, ele é guia nos Lençóis Maranhenses e seus outros filhos trabalham com Turismo também (eu nem imaginava, mas já estava há alguns meses frequentando o mesmo espaço que ele sem nem perceber).

Devido a pandemia, o turismo parou, mas eu continuei nutrindo a paixão que desenvolvi pela profissão. 

Este ano, depois de 8 meses de preparação, consegui ser aprovada em uma formação de 2 anos em Turismo na França. Nem consigo acreditar! É um sonho. 

Esse sonho quase foi interrompido pela situação da pandemia aqui no Brasil. O Governo Francês estava com medo da variante brasileira chegar lá (gamma). Mas, eu e mais 17 outros estudantes nos juntamos e criamos o movimento “Étudier est Impérieux” (estudar é imperioso) e, durante quase dois meses lutamos incansavelmente para assegurar de que as medidas de proteção sanitária são eficazes contra o covid-19 e suas variantes e, desde que seguíssemos à rica essas medidas, não representávamos perigo. Nós conseguimos, hoje os estudos e a pesquisa são considerados motivos imperiosos para entrar no território francês.

Mas, mesmo a minha instituição sendo pública, ela não me garante bolsa de estudos e eu terei que ir por meios próprios de financiamento. A questão é que meus familiares não têm condições de me manter na França e nem eu teria esse dinheiro. Mas, não quero desistir. Criei uma vaquinha online e queria muito pedir a colaboração de vocês para realizar esse sonho. Quem puder me ajudar com contribuições, compartilhamentos e qualquer outra coisa, eu serei muito grata. 

O valor arrecadado será para viver nos três primeiros meses, enquanto procuro um estágio.

Pretendo um dia conseguir ajudar outros jovens que sonham alto e que correm atrás dos seus objetivos, assim como vocês que me ajudam hoje.

Quem quiser conhecer mais sobre mim e sobra a minha formação na França, estou no email marianadeassis.c@gmail.com e whatsapp +55 98 987916996.

O link para compartilhamento no instagram: https://www.instagram.com/p/CRkLQclphxj/?utm_medium=copy_link

 

Obrigada por acreditar neste sonho e no desenvolvimento do Turismo no nordeste do Brasil! Sou muito grata a Deus e a todos que me ajudarem.

 

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021