
O que é autismo?
O transtorno do espectro autista (TEA) é uma condição que leva a dificuldades na comunicação e nas habilidades sociais. Não é uma doença, a pessoa já nasce autista e será autista por toda a vida.
Mas ele não parece autista...
Autismo não tem cara. Não há como saber se uma pessoa é autista apenas olhando para ela já que não há características físicas específicas do autismo.
O que causa o autismo?
Não se sabe ainda exatamente o que causa o autismo. Sabe-se que tem a ver com os genes da pessoa e com outras coisas que mudam o jeito com que o cérebro se desenvolve.
Como é uma pessoa autista?
Cada autista é diferente: “Quem conhece um autista, conhece um autista”. Alguns autistas não falam, outros falam bastante. Alguns usam outras formas de comunicação como linguagem de sinais ou figuras. O autista pode ter dificuldade de entender o que é falado e pode achar difícil entender como outras pessoas pensam ou se sentem. Pode ter dificuldade de interagir com outras pessoas e em fazer amigos. Pode achar desconfortável olhar nos olhos do outro.
O indivíduo com autismo pode gostar de fazer as mesmas coisas todos os dias e pode achar difícil lidar com mudanças como mudar as coisas de lugar, provar novas comidas ou ir a lugares desconhecidos. O novo pode ser assustador.
Alguns autistas são extremamente inteligentes, outros podem ter deficiência intelectual.
As pessoas com autismo podem ter algo em que são muito interessadas (como trens, dinossauros, filmes, personagens, etc.) ou algo em que são muito boas (como arte, música, computadores, matemática, etc.). Podem gostar muito de falar sobre esses assuntos preferidos e, às vezes, só querem falar sobre isso.
O autismo pode fazer com que seja difícil para a pessoa lidar com o mundo ao seu redor. Pequenos barulhos podem incomodar muito. O barulho de um sino pode ser tão incômodo quanto o barulho de alguém arranhando um quadro negro. A luz pode incomodar, lugares muito cheios também. Uma simples etiqueta de roupa pode ser sentida como um casaco que “pinica” muito.
Alguns autistas não gostam de ser tocados por outras pessoas, já outros adoram abraços apertados e são muito carinhosos.
Além de terem dificuldade de entender o mundo que os rodeia, os autistas podem achar difícil comunicar o que estão sentindo. Quando estão chateados, se sentindo sobrecarregados ou mesmo quando estão muito felizes, os autistas podem fazer barulhos altos, girar, correr, balançar as mãos ou fazer outras coisas repetitivas, como falar a mesma palavra de novo e de novo. Assim como você balança o pé ou morde a tampa da caneta quando está nervoso, o autista faz esses movimentos para se acalmar e se regular.
Autismo é deficiência?
A lei 12.764, conhecida como Lei Berenice Piana, definiu que a pessoa com autismo é considerada pessoa com deficiência, para todos os fins legais. O autista tem direito a atendimento prioritário.
Autista ou mal-educado?
Muitas crianças autistas são vistas como mal-educadas por que têm crises que podem parecer uma birra, mas que não estão sob seu controle. Esses comportamentos podem ser a única forma que encontram de comunicar que não estão se sentindo bem. Quando você presenciar uma dessas crises, por favor, não encare, não faça cara feia ou julgamentos... ofereça ajuda!
Como ajudar uma pessoa autista?
Apenas seja gentil!
Todas as pessoas são diferentes e todas as pessoas tem valor. Diferente não significa menos. Nos ajude a espalhar essa idéia!
Um mundo melhor para as pessoas autistas é um mundo melhor para todos nós!