Como ajudar
Descubra
Como funciona
Festival Sociocultural de Cabeceiras do Piauí 2022
Arte / Entretenimento
Cabeceiras do Piauí / PI

Festival Sociocultural de Cabeceiras do Piauí 2022

ID: 3207362
Criado em outubro de 2015, O PROJETO SARAU CULTURAL iniciou as atividades fornecendo oficinas gratuitas para crianças e adolescentes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Cabeceiras do Piauí. Um projeto que nasce da necessidade de disc ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 11/10/2022

Criado em outubro de 2015, O PROJETO SARAU CULTURAL iniciou as atividades fornecendo oficinas gratuitas para crianças e adolescentes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Cabeceiras do Piauí. Um projeto que nasce da necessidade de discutir e defender o patrimônio histórico, cultural e ambiental do nosso território. Nasce da necessidade de lutarmos em coletivo por uma cidade mais inclusiva, justa e totalmente livre de preconceitos. Nasce da necessidade de escutar, acolher e incluir crianças, adolescentes, jovens e as suas famílias em vulnerabilidade na sociedade, tornando-os protagonistas da sua própria história. 

O Festival Sociocultural de Cabeceiras do Piauí nasce para afirmar a cultura como caminho revolucionário dos gostos, dos gestos, dos afetos e da política. No ano de 2016 organizou-se e realizou-se a primeira edição do festival com o tema “Uma cidade inclusiva e digna para se viver é possível com luta, cultura, livros e poesia”, onde se apresentou a história da nossa cidade e a cultura do nosso povo e território. 

No ano de 2017 busca-se com o projeto promover diálogos entre as diferentes linguagens artísticas e ações culturais, estimulando em crianças, adolescentes e jovens o interesse pela música, dança, teatro, poesia, literatura e demais discursos com foco na diversidade cultural. Buscou-se também descentralizar a produção e o acesso à cultura, assim fortalecendo e desenvolvendo as cidades dos municípios piauienses que estão mais afastados da capital. Com isso realizou-se a segunda edição do festival com o tema “Criar, Realizar e Sonhar: Lutar e mudar as coisas nos interessa mais”. 

No ano de 2018 mostrou-se importante as diversas atividades culturais que foram realizadas no município e a terceira edição do festival veio com o tema “A transformação social pela arte e pela tolerância!”. 

No ano de 2019 deu-se continuidade ao projeto com a política de formação e de difusão cultural no município mantendo a proposta de unir arte e educação nas discussões. Por isso a quarta edição do festival veio com o tema “Arte que afeta, transforma e educa”. 

No ano de 2020, após um crescimento totalmente orgânico o projeto oficializa-se como Associação Cultural ProSarau. Mas 2020 foi um ano bem difícil para todas, todos e todes, por isso, tivemos que reformular o projeto e adapta-se a nova realidade ocasionada pela PANDEMIA de Covid-19. Apesar de tudo, quando o povo se junta, se organiza e se apoia nada deve parecer impossível de mudar e organizou-se no formato remoto a quinta edição do festival com o tema “Arte e voz das comunidades e povos ribeirinhos”. 

No ano de 2021 e em formato híbrido realizou-se a sexta edição do festival com o tema “Da luta pela terra, pela arte a educação do campo”.  

Por meio da educação, da arte e da cultura fazemos esse trabalho em várias escolas e comunidades tradicionais, incentivando a formação política, social e cultural de muitas crianças, adolescentes e as suas famílias. Temos o dever de levar o sentimento de pertencimento para poderem contribuir com o projeto. Por isso, atuamos de diversas formas, sempre frisando a missão de dar voz a quem precisa ser ouvido. 

Acreditamos que a cultura só pode ser feita com democracia, com diversidade e inclusão e o nosso principal ideal é promover a equidade para grupos minoritários por meio da arte e educação. A nossa trajetória revela o quanto levantamos a bandeira da cultura e da educação, pautando a nossa caminhada na valorização e preservação das manifestações culturais tradicionais, bem como no incentivo e na difusão da arte e de novas linguagens e manifestações artísticas. 

Na associação contamos com frentes que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência; dos povos indígenas, das pessoas vivendo com HIV, das pessoas Trans e Travestis; das LGBTQIA+; da população negra; direito das mulheres; direito a saúde, etc. 

Perdemos a conta de quantas foram as sessões de cine debates nas escolas e comunidades. Diversas foram as rodas de conversa, as oficinas, as exposições, entre outras coisas realizadas. Chegamos em 2022 conscientes de que a caminhada está só começando. Nestes sete anos, conseguimos construir uma rede potente, um alicerce, uma base, e vamos buscar crescer cada vez mais. E temos crescido. Foram tempos bem difíceis, mas resistimos e resistiremos, como temos feito até aqui, transbordando arte, cultura e principalmente afetos. 

No ano de 2022 vamos realizar a sétima edição do Festival Sociocultural de Cabeceiras do Piauí nos dias 12 a 16 de dezembro com o tema "Juventude do campo, das águas e das florestas: resistindo por meio da cultura e na luta por respeito e direitos!". Precisamos de pessoas que venham somar! Precisamos de pessoas que nos apoie! Faça a sua doação e junte-se a nós para podermos existir e resistir em coletivo!  

Cultive, construa e plante ações que não sejam apenas para você, mas que possam servir para todas, todos e todes e para o futuro. Axé! ✊🏾

 

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 950,01
de R$ 10.000,00
Corações Recebidos
21
Apoiadores27
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.