Como ajudar
Descubra
Como funciona
Ajude a Realização da Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão
Vaquinha / Outros / Dinheiro

Ajude a Realização da Festa do Divino Espírito Santo no Maranhão

ID: 151495
FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO – MAIO A elegância e riqueza vivenciadas por Alcântara durante seu apogeu econômico são relembradas a cada ano durante a Festa do Divino Espírito Santo, uma das manifestações culturais mais famosas do estado. ver tudo
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Perguntas e Respostas
Vaquinha criada em: 07/06/2017

FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO – MAIO A elegância e riqueza vivenciadas por Alcântara durante seu apogeu econômico são relembradas a cada ano durante a Festa do Divino Espírito Santo, uma das manifestações culturais mais famosas do estado. É provável que tenha chegado ao Maranhão com açorianos que aportaram na região entre 1615 e 1625. Apesar de sua origem européia, é forte a participação de negros na festa alcantarense, marcada pelo toque das caxeiras e pela distribuição do doce-de-espécie.

A festa tem seu ápice durante o domingo de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), mas os rituais começam na quarta-feira da semana anterior, quando o Mastro do Divino, um tronco de 10 metros, é levado pelos devotos do porto até a praça Gomes de Castro. Acompanhados de músicos e sob foguetório, eles fixam no alto do tronco a bandeira do Divino.

Na Quinta da Ascensão, caixeiras fazem alvorada às 4 da manhã em frente ao mastro e pela manhã seguem com o mestre-sala, bandeireiras e a orquestra até a casa do Imperador. Todos assistem a uma missa, onde o Imperador é coroado e uma pomba branca, símbolo da festa, é solta. O cortejo segue então de volta até a casa do Imperador, onde são servidos doces. À tarde, os mordomos são “presos” e oferecem prendas ao Divino, junto ao mastro, para serem libertados.

No sábado do meio, o mordomo régio, após pedir autorização ao Imperador, saúda os demais mordomos e depois recebe o povo em sua casa. Este ritual se repete no domingo, após a missa. Na semana seguinte os demais mordomos também visitam o Imperador e promovem festas.

No sábado, o imperador e mordomos distribuem esmolas aos pobres.

No último domingo, acontece uma missa solene pela manhã e um grande almoço na casa do Imperador. Depois todos seguem em procissão até a igreja, onde acontece o sorteio do Imperador no ano seguinte.

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Arrecadado
R$ 20,00
de R$ 50.000,00
Dê o primeiro coração
Comprar
Apoiadores1
Outras histórias também precisam de você!