
MARACATU E IJEXÁ NUM ENCONTRO SÓ COM O MARACUTAIA!
SALVE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA!
O BLOCO MARACUTAIA E O BAILIJESÁ DO MARACUTAIA SE UNEM PARA A CELEBRAÇÃO DE CINCO ANOS DA OFICINA DE DANÇA DO MARACUTAIA!
Em OUTUBRO DE 2018 a Oficina de Dança do Maracutaia completa CINCO ANOS de muito trabalho e respeitos às danças de afro-brasileiras. Ao longo desses anos desenvolvemos um trabalho que preza pela coletividade, ocupando ruas, colorindo o carnaval e seguindo os passos de grandes mestres das danças negras no Rio, em Recife e em Salvador. Para celebrar esse caminho convidamos à todxs para uma tarde de muita dança! Entre tradições e transgressões iremos dançar ao som do nosso maracatu e nosso ijexá, com muito respeito e pedindo licença aos nossos mais velhos, aos nossos ancestrais e Orixás!
Tudo isso será a partir das 15h do dia 21 DE OUTUBRO! E para abrir os caminhos dessa celebração contamos com UM LINDO CORTEJO DO BLOCO MARACUTAIA, com suas saias coloridas e o peso de suas alfaias. E para encerrar a noite com muito axé teremos nosso amado e saudoso BAILIJESÁ DO MARACUTAIA, passeando por Recife, Rio e Salvador com muita música boa para dançar! Estaremos aguardando vocês no ESPAÇO CULTURAL GIVERNY CARIOCA – uma das casas mais charmosas do bairro em que o Maracutaia nasceu, Santa Teresa – onde o clima é de aconchego e com um alto visual para embalar nossos movimentos, nossxs homenageadxs e nosso baile dançante!
Nosso dia contará com apresentações de dança da nossa atual turma, de ex-alunxs e de dançarinxs que já compuseram nosso corpo de baile. Além disso teremos convidadxs surpresas para tornar nosso encontro ainda mais dançante!
Será uma noite de grandes homenagens e de lançamento da logo oficial da OFICINA DE DANÇA DO MARACUTAIA! Um momento ritual, de reviver e reinventar tantas lembranças e encontros potentes que fizeram parte da nossa cidade! Em tempos tão difíceis nada como viver momentos de celebrar a união como forma política!
Tudo isso está sendo feito a bases de trocas, com as colaborações de parceirxs e amigxs, fortalecendo uma rede que se ajuda mutuamente e fortalecendo outras formas de produzir artes e sonhos, por isso não cobramos ingresso, apenas pedimos uma contribuição consciente!
E você já pode adiantar a sua troca aqui através da Vakinha, colaborando com a pré-produção da nossa festa, para o pagamento dos custos mínimos do espaço, do som e dxs amadxs artistxs. Fizemos um cálculo estimado de R$4300 e qualquer contribuição através da plataforma será de grande ajuda. PensE com carinho o que você pode fazer para mais esse dia entrar na história: pode ser com uma colaboração consciente ou ainda DIVULGANDO A VAKINHA COM SEUS AMIGOS OU COMPARTILHANDO NA SUA REDE!
Fazer arte, gerar encontros e conhecer a terra em que pisamos com toda a sua história é fundamental para a gente!
faça parte disso!






Fotos acima: Oficina de Dança em 2015, Oficina de Dança em 2017, Apresentação na Feira de São Cristóvão Bloco 2018 (Foto Sérgio Feijó), Ensaio do bloco em 2018 (Foto Sérgio Feijó), 1a Velha Guarda em 2015 (Foto Alexandre Ruas), Belas Catitas em 2011
>>>> Para quem quiser saber mais: A HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DA OFICINA DE DANÇA DO MARACUTAIA E DO CORPO DE BAILE DO MARACUTAIA.
O Bloco Maracutaia está há mais de dez anos percorrendo as ruas da cidade do Rio de Janeiro, começamos em Santa Teresa quando tínhamos as queridas Aline Abreu e Marli dos Santos comandando os giros das saias. Suel Biette também passeou com a gente por longa data acompanhada da porta-estandarte e madrinha do bloco Sandra Oliveira. Lá em meados de 2007 outras lindas meninas começaram a mover essa dança: Inajah, Cíntia, Marina, Priscila, Stella, Luiza, Morgana, Laís. Nessa época Tyaro também já dava seus vôos entre nossos tambores.
Em 2012 o Maracutaia lança o BailIjesá, passeando por ruas e praças cariocas com o ritmo afro-brasileiro dos afoxés. O clima sempre foi de muita comunhão e subversão dos tempos duros em que vivemos. A festa com música e dança sempre foram a nossa arma! Nessa época dançamos muito até chegarmos ao lançamento do CD Boca de Nego em 2015 com a presença dançante de Sofia, Luna e Laís e a assistência de movimento de Clarissa Feijó.
Mas foi em outubro de 2013 que nossa dança ganhou força e a Oficina de Dança do Maracutaia – Danças e Expressões foi fundada por Laís Salgueiro e Tyaro Maio no espaço FICA RIO - saudando os mestres da cultura popular, em especial da capoeira que são acolhidos nesse Quilombo ali na Glória. Ainda em 2012 Sofia Feijó se uniu a nós para as aulas continuarem, cada um contribuindo com a sua história de corpo e dança. Maracatu de Baque Virado, Coco de Roda e a Dança dos Afoxés, com a Dança dos Orixás sempre foram nosso repertório para criação - com muito respeito e reflexão diária sobre nosso fazer! A Oficina passou por outros espaços sob o comando de Tyaro e Sofia até que em 2016 voltamos, os três juntos, para a nossa casa: a Etnohaus. Foi um período de transição que culminou com a atual configuração, coordenada pela dançarina Laís.
Ao longo desses anos as aulas tiveram a presença de mestres como Dofono D’Omolu, Eliete Miranda, Vall Neves e artistas negrxs importantes para a cultura afro-brasileira, além da referência aos que participaram, de alguma maneira, dessa construção como G’leu Cambria, Charles Nelson, Bia Lagos e Fábio Batista. Esse desejo de troca, cruzando debates sobre questões raciais e história das performances afro-brasieliras nos levou, em 2017, ao projeto AJO de quarta com a presença dos nossos queridxs batuqueirxs: Ferran Tamarit, Nana Orlandi, Pedro Rondon, Thiago Dideus, Lina Miguel, Leon Miguel, Pedro Amparo, Jéssica Oliveira, Joana Santanna, Pedro Prata! Só nome de peso, unidos em prol de uma coisa: A DANÇA, O TAMBOR E O RESPEITO!
É nesse clima que o Corpo de Dança do Maracutaia hoje conta com nossa Velha Guarda, nossxs Catirinxs e alunxs! Nosso trabalho é seguir e respeitar as raízes que nos criaram desde o bloco mais antigo do Rio: O Bloco Rio Maracatu com Aline Valentim, Isabela de Castro e Clarisse Kubrusly e nossa grande referência dos Maracatus de Recife: Mestre Maurício Soares da Nação Estrela Brilhante de Recife.



Fotos acima: BailIjesá do Maracutaia no Bola Preta em 2015, BailIjesa do Maracutaia no Encontro de Culturas em 2016, Show do Boca de Nego em 2015.
Fotos abaixo em 2017: Ajo de Quarta com Dofono D'Omolu, Oficina com Bia Lagos e parceria com G'leu Cambria, Bate Bapo com Vall Neves.
Foto abaixo em 2018: Oficina de Dança do Maracutaia com Mestre Maurício Soares no Desfile do Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife.




Axé!!!
Agradecimentos à Etnohaus, Foli Griô Orquestra, Espaço Cultural Giverny Carioca e Carolê Marques.