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FARDAMENTO PARA FANFARRA

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FARDAMENTO PARA FANFARRA
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Thumb 01Projeto de banda de fanfarra YesGodPLANTANDO UMA SEMENTE EM SEU CORAÇÃO!

Projeto de implantação de uma atividade sócio educacional.

RESUMO

Com base na Lei 11.769/08 que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino da música na Educação Básica elaboramos o Projeto de Fanfarra “ O Salvador”.Este projeto foi pensado e elaborado por um componente participante de uma banda de fanfarra de uma escola pertencente à rede Municipal de Salvador, observando os seus componentes e a visão que estes têm em relação a sua atividade na banda. O objetivo principal do projeto vem de uma visão que as bandas de fanfarra promovem melhorias da qualidade na formação sócio-cultural dos alunos que dela fazem parte, o valor que os alunos integrantes da banda atribuem a esta atividade artístico-musical, notando a elaboração de pensamento e expectativas de planos futuros após o termino do período escolar básico, e por fim, entender se há melhoria nas relações interpessoais entre os componentes da banda em função desta atividade.

PALAVRAS-CHAVE: Bandas de fanfarra. Formação sócio-cultural. Produção artística.

JUSTIFICATIVA

Vivemos numa época conturbada. A crise entre valores permanentes e os novos valores emergentes da nossa sociedade em transição, coloca em risco o ético e o estético.Mais doloroso ainda é a situação psicológica de adolescentes e jovens que, no processo natural de aculturação, necessitam de modelos positivos a imitarem, na auto-afirmação de suas personalidades em formação.Este projeto prevê o desenvolvimento de várias formas de participação e integração onde o cidadão será possibilitado de exercer sua criatividade, a iniciativa, a reflexão, a criatividade, a autodisciplina e a solidariedade.A prática da cidadania, pelo exercício da participação em projetos coletivos, melhora a auto-estima e isto traz reflexo imediato na qualidade de Vida, com importante retorno qualitativo para as organizações. Por outro lado, a criatividade e o gosto estético é algo que se aprende e se desenvolve.É fundamental para o sucesso e continuidade desta integração, que todos os envolvidos tenham consciência da sua importância e de seu papel contribuinte para essa filosofia de valorização da vida.Haveremos de provar a nós mesmos, que os valores perenes da Participação, da Amizade, da Iniciativa e da Solidariedade, não podem sucumbir-se por nossa omissão, personalismo ou descaso.Como as escolas de Salvador se inserem nos Bairros, zonas populares da Grande Salvador, a fanfarra é um ótimo instrumento de cultura, na busca de melhorar o comportamento, auto-estima, disciplina e o respeito dos jovens. A Fanfarra desperta interesse e paixão aos jovens e crianças.

OBJETIVO

Formar no aluno uma consciência musical e crítica, tornando-se integrante e integrado a um grupo musical em excelência, responsável pelo seu instrumento musical, consciente de ser parte essencial de um todo, estendendo essa consciência para suas vivências pessoais.Trabalhar a auto-estima, revelando, principalmente aos integrantes com problemas de aprendizagem em sala de aula, do que eles são capazes e, que independentemente da condição social e econômica de cada um, neste projeto, todos são iguais ao buscarem a perfeição na execução de uma música.

PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS

São aplicadas novas metodologias relacionadas a formação de Bandas e Fanfarras.A primeira etapa inicia-se com a musicalização através da flauta doce, onde a avaliação dar-se-a no próprio fazer, não dissociando a prática da teoria. Essa etapa e a preparação para outras mais avançadas que vão da Fanfarra Rítmica até a Banda Musical Escolar.A passagem dos instrumentos de percussão (Fanfarra Rítmica) para os de sopro ocorre de maneira naturalmente a partir do avanço musical do educando, este fator depende do interesse e dos recursos disponíveis.

OBJETIVO POR ATIVIDADE:

Além da consciência musical, demonstrar a importância da música na formação da criança e do adolescente:Inserir o ensino da música na escola, conforme Lei 11.769/08.Minimizar o índice de indisciplina, evasão e reprovação na escola.Cooperar com a movimentação cultural da cidade.Desenvolvimento da atenção e concentração;Desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;Aprimoramento da coordenação fina;Despertar da sensibilidade e sociabilidade;E expressão de idéias e de sentimentos;Redução do estresse, da ansiedade e da depressão;Apropriação da cultura musical nacional e internacional;Desenvolvendo o espírito de organização e disciplina.Desenvolvendo o respeito mútuo.Fazer com que os jovens sejam capazes de cumprir regras.Resgatar valores.Melhorar a auto-estima do Educando desviando-o do caminho das drogas.Despertar a sensibilidade e o respeito por si e pelo próximo.Mostrar a importância do bom relacionamento humano.Valorizar o trabalho em grupo.Desenvolver o espírito de liderança no jovem.

METODOLOGIA:

Divulgar o trabalho à Comunidade e às cidades vizinhas.Envolver os jovens no processo fazendo que os mesmos tomem decisão e tenha iniciativa.Valorizar o bom comportamento e dar oportunidade aos jovens com problemas de relacionamento e vícios.Manter uma convivência harmoniosa e alegre dentro do grupo.

PÚBLICO ALVO

Todos os alunos de 10 a 17 anos pertencentes à rede municipal de ensino e crianças e jovens da comunidade circo vizinham.

DURAÇÃO DA EXPERIÊNCIA/PROJETO

A duração do projeto tem como base o ano letivo.

METAS/INDICADORES DEFINIDOS

Reduzir de 28,65% para 13% o índice de reprovação;Reduzir de 7,25% para 3% a taxa de abandono;Minimizar o índice de indisciplina, especialmente no turno noturno;Elevar o desempenho acadêmico de todos os alunos;Elevar a auto-estima dos discentes;Garantir a aprovação de 10% dos alunos inscritos em vestibulares e concursos públicos;Garantir a inserção da música nas atividades escolares;Elevar o grau de satisfação dos alunos no ambiente escolar.

ESTRATÉGIAS UTILIZADAS

Reunião com o Colegiado Escolar e Equipe Pedagógica sobre a necessidade da elaboração e implantação do projeto;Elaboração do projeto “Fanfarra: música, educação, disciplina e lazer”;Levantamento e aquisição dos materiais que compõe a banda;Contratação de profissional para orientar as atividades (ensaios);Seleção dos alunos para integrarem a banda;Reunião para elaboração das normas regimentais da banda;Apresentação das normas regimentais da banda para a comunidade escolar;Seleção do vestuário da banda;Aquisição do uniforme da banda;Elaboração de cronograma de ensaio da banda;Realização de palestra motivacional com psicólogo;Apresentação da banda para a comunidade escolar;Apresentação da banda para a comunidade local.

ANALISE CRITICA DOS RISCOS E BENEFÍCIOS

Riscos: Sem riscos.Benefícios: 100%Thumb 02

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