
Olá, tudo bem? Meu nome é Nicolas de Medeiros Vianna, tenho 31 anos, sou bacharelado em Comércio Exterior pela Universidade católica de Santos, e atualmente me encontro em minha segunda graduação, no décimo segundo semestre de Medicina na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), último semestre do curso, e estou aqui para contar um pouco sobre minha trajetória.
Tudo começou em 2014, quando tive uma mudança de pensamento sobre o mundo, eu sentia que poderia fazer mais pelo próximo, me encontrava em um emprego estável, com perspectiva de evolução na área, porém não me sentia realizado, sentia que poderia estar fazendo mais para ajudar e contribuir com a saúde e a vida de outras pessoas, deixei meu emprego, e com 100% de apoio familiar, fui em busca de minha aprovação e realização profissional, que se tornou um sonho de todos. Eu decidi juntar dinheiro, e entrar no cursinho preparatório, para realizar os vestibulares do curso de medicina, área onde eu já havia cogitado entrar, quando mais jovem. Em 2014, aos meus 21 anos, entrei no curso preparatório noturno do colégio COC, visando ser aprovado em alguma das universidades públicas, e naquele mesmo ano vieram minhas primeiras rejeições nos vestibulares em que prestei.
Eu sou uma pessoa que não desiste, sempre que coloco algum objetivo em minha cabeça, vou até o final, sem se abalar, sem fraquejar perante os problemas no caminho, e com isso, entrei no curso preparatório do curso Aeon, em 2015, e após mais um ano de frustrações, entrei no curso pré-médico, em 2016, e sob incentivo de diversos docentes maravilhosos que encontrei no caminho, e minha família, que continuou me apoiando 100%, consegui minha aprovação, que chegou no início de 2018 na UNIMES, após ficar na lista de espera do vestibular prestado em 2017. Naquele mesmo ano, passei para a segunda fase do vestibular da UNESP, porém apenas fiquei na lista de espera para o curso de medicina, e sendo aprovado em cursos que não eram meu objetivo.
Essa mudança foi difícil, como eu disse, saia de uma situação estável, com possível evolução de carreira em uma área importante na cidade de Santos, mas eu sou a favor de que devemos nos sentir bem com a profissão que escolhemos, assim como ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor. Ali eu estava no caminho de ser o primeiro médico da família, uma família que veio de baixo, humilde e MUITO batalhadora.
Eu sempre fui focado em apenas prestar os vestibulares de faculdades públicas, pois sabia do alto valor das mensalidades de faculdades particulares, porém naquele ano, meus pais me incentivaram a realizar o vestibular da UNIMES, onde eu fiz a prova, e fui aprovado. No início rejeitei a ideia de me matricular, pois sabia que iria ser difícil, só que meu pai, como uma surpresa, realizou minha matrícula na universidade.
Finalmente dentro do curso que eu tanto visava, mas sempre preocupado com a questão financeira de minha família, onde se encontrava no limite para me manter na universidade, sempre passando sufoco para pagar cada centavo. Sempre me senti muito mal com isso, porém, meus pais sempre deixaram claro que tudo aquilo era um investimento, para o meu futuro, futuro de todos em minha volta, e dos futuros pacientes que encontraria no caminho.
2018 foi o melhor ano da minha vida, aproveitei cada segundo da faculdade, em todos os aspectos, conheci pessoas maravilhosas em que tive o prazer de conviver por esses 6 anos, me dediquei aos estudos, entrei na A.A.A.F.F.P (atlética do curso), fazia esportes, participava de festas, congressos, palestras e atividades extracurriculares, tudo isso que eu continuei até meu último segundo dentro do curso.
Só que eu não sabia que 2019 seria tão difícil. Esse foi o ano em que meu pai ficou desempregado (status em que se encontra até hoje), nos desfazíamos de nossa moradia, para vivermos em outro lugar, justamente para conseguir sustentar a faculdade pelo máximo de tempo, nos desfazíamos de todos os bens, incluindo o apartamento dos meus avós por parte de mãe, e a casa de meus avós por parte de pai, 2 carros da família (primeiro carro sendo do meu pai, e segundo carro do meu pai em conjunto com meu irmão), para pagarmos tudo que conseguíssemos, e também, foi o ano que iniciamos a busca por ajuda.
Nesse mesmo ano, ao perceber o tamanho do problema, familiares realizaram um planejamento para me sustentar no curso, injetando ajuda financeira e me motivando a não desistir, o plano que foi muito importante para conseguirmos chegar no internato (quinto ano de curso), mas ali eu fiquei. No início do meu nono semestre, no ano de 2022, veio a notícia que eu iria parar o curso temporariamente, até a situação melhorar, todos os familiares esgotaram seus recursos, foi um balde de água fria, mas como eu disse, não sou uma pessoa que desiste.
Era o ano em que trancava o primeiro semestre (nono semestre), desolado, porém confiante que um dia eu iria voltar. Não parei, arranjei um emprego de finais de semana, tudo graças a connectbartenders, trabalhos que faço até hoje, pela empresa que me abraçou em um momento tão difícil, me ajudou a manter minha cabeça no lugar, e ajudou financeiramente, onde consegui auxiliar minha família nas economias da casa.
Esse primeiro semestre de 2022 foi muito difícil, curso trancado, perdas familiares, ar de desesperança, muitas batalhas sendo travadas constantemente, mas apesar de todas essas dificuldades, conseguimos realizar minha rematrícula para o segundo semestre de 2022, e eu consegui concluir o nono semestre, graças ao esforço coletivo, novamente, de minha família.
Eu já imaginava que teria que passar por tudo aquilo de novo, pois via os limites que todos estavam ultrapassando para manter nosso sonho, então em 2023, decidimos parar o curso novamente, no décimo semestre. Só que em 2023 foi diferente, devíamos muito dinheiro a UNIMES, pois após a rematrícula do segundo semestre de 2022, as mensalidades permaneceram em aberto, então veio a notícia em que a congelaria minha formação devido a impasses administrativos e jurídicos por parte da faculdade. Com essa notícia e tudo que ocorreu naquele ano, 2023 foi o ano mais difícil que eu e minha família já vivenciamos.
Apesar de tudo, nunca se passou pela minha cabeça desistir do nosso sonho, e eu sei que ninguém de minha família pensa em desistir, então os esforços continuam, as batalhas, as frustrações, e os momentos de esperança de que tudo ficará no passado, e eu estarei formado daqui a 6 meses!!!!!!
E é por isso que estou aqui, estou aqui para contar um pouco da minha trajetória, e pedir sua ajuda para realizar esse sonho, que está tão perto, e tão distante ao mesmo tempo. Tudo acontece no seu tempo, situações como essa existem para nos provarmos, provarmos que somos fortes, provarmos que temos uma fé inabalável, provarmos que independente de tantos problemas, podemos superá-los e vivermos nossa vida como deveríamos, esses problemas persistem agora, mas no futuro, tudo ficará bem, as batalhas vencidas são comemoradas, e as perdidas servem de aprendizado, e é assim que a vida funciona, uma hora está tudo bem, você está realizando seus sonhos, parece que você sabe de tudo, e entende tudo, só que esse momento passa, em outra hora tudo parece entrar em colapso, e começa a te consumir se você permitir, você se sente perdido, mas isso também passa.
Consegui retornar em 2024 com a ajuda de muitas pessoas que se comoveram com minha história, conseguindo concluir mais um ano, e hoje eu peço ajuda, que é algo que muitos podem ver como uma fraqueza, só que eu não vejo dessa forma, peço ajuda porque preciso, e fui incentivado a fazer, e mesmo que você não possa me ajudar, obrigado pela atenção, e por tentar entender um pouco da minha história. Qualquer quantia, mensagem, mesmo que seja apenas compartilhar essa vaquinha, é de grande ajuda, e aos poucos, você me ajudará a realizar esse nosso sonho!! Obrigado.
Para entendermos mais sobre o valor inserido na meta:
Rematrícula = R$10.112,00
Muito obrigado!!!